CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 21 de março de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Período de chuvas pode prejudicar a saúde de crianças e bebês

 


O ano de 2023 começa marcado por chuvas intensas e constantes. O cenário é o ambiente ideal para o desenvolvimento de diferentes infecções respiratórias, por conta do aumento de fungos e mofos, além da propagação de vírus e bactérias. Crianças e bebês são os mais vulneráveis a essas alterações e os cuidados com saúde devem ser redobrados.

 A médica e professora do curso de Medicina da Uniderp, Stella Arruda Miranda Carneiro, alerta que qualquer quadro gripal entra na suspeita de covid-19 e o paciente deve realizar os exames necessários, assim como cumprir isolamento. Contudo, as condições do clima trazem o risco para outras doenças respiratórias. “Casos de rinite alérgica, asma e infecções das vias aéreas podem ser mais agressivos quando atingem crianças e bebês e o cuidado deve ser redobrado para que a doença não evolua para algo mais grave”, explica.

 Além de seguir as medidas de segurança e higiene recomendadas pelos órgãos sanitários, algumas medidas podem evitar o contágio e a proliferação dessas infecções. Uma das recomendações da Dra. Stella é para que os responsáveis adotem o hábito de realizar a limpeza nasal diária em crianças e aumentar a ingestão de líquidos e alimentos leves no dia a dia.

 Para os quartos de crianças a bebês, é necessário que o espaço esteja bem ventilado e com janelas abertas, para que a umidade trazida pelas chuvas possa ser eliminada pelo calor. Lençóis, colchas, utensílios de berço e as roupas infantis, que costumam ser guardadas por muito tempo, precisam ser lavados com alta periodicidade, para que fiquem livres de fungos e ácaros.

 Os móveis da casa não devem ficar encostados em pontos com mofo, uma vez que os fungos conseguem se proliferar em locais abafados. A limpeza periódica com uma solução de água, água sanitária e detergente não irá remover a umidade da estrutura, porém, pode ajudar a conter o problema de forma pontual, além de prevenir o desencadeamento de crises de alergias e doenças respiratórias.

 Casos de rinite alérgica constantes por conta do ambiente devem ser observados. Quando há a inflamação recorrente da mucosa do nariz, o indicado é procurar por profissionais especializados para fazer exames clínicos para identificar o agente causador e começar o acompanhamento de uma equipe de saúde.

 

terça-feira, 21 de março de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/