Lideranças de Rio Verde de MT participam de oficina para criação de Centro de Tradições Pantaneiras
Rio Verde de Mato Grosso recebeu, na última segunda-feira (13), a oficina de Cocriação do Centro de Tradições Pantaneiras (CTP), projeto que é uma iniciativa do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, para valorizar o modo de vida do povo pantaneiro, além de fomentar a economia criativa, o turismo e promover geração de emprego e renda para a comunidade local. Com o objetivo de reunir as lideranças de Rio Verde para auxiliarem no processo de criação e desenvolvimento do CTP, o evento reuniu mais de 40 participantes, entre eles empresários e representantes do setor público. O intuito é que todo o projeto para implementação do Centro na cidade seja uma construção coletiva para que possa representar e valorizar a cultura pantaneira.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Dani Muniz, o evento foi um importante momento de amadurecimento e geração de ideias, além de proporcionar um encontro com a arte e a gastronomia local. “Antes da oficina começar, tivemos uma apresentação de músicas típicas da região e ainda tivemos a oportunidade de experimentar o arroz carreteiro, que faz parte da culinária tradicional de Rio Verde”, conta.
Com as lideranças motivadas em fazer o projeto sair do papel, o Centro vai funcionar como uma porta de entrada para os turistas que desejam conhecer o Pantanal e aumentar o sentimento de pertencimento do pantaneiro. “Mais do que uma forma de atrair o turismo e gerar renda, o CTP vai transmitir para as futuras gerações as tradições da região e o orgulho de ser parte dessa cultura”, afirma Dani.
Centro de Tradições Pantaneiras
O Centro de Tradições Pantaneiras é um projeto que está em desenvolvimento e procura estruturar ações de governança em âmbito regional para agregar valor aos ícones da cultura dessa região e ressaltar essas iniciativas nos 12 municípios pantaneiros do Estado: Sonora, Coxim, Rio Verde de MT, Corguinho, Rio Negro, Porto Murtinho, Bodoquena, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.
A proposta é que o Centro consolide informações histórico-culturais sobre esses municípios e qualifique empreendedores culturais do território em gestão e produção cultural. Nessa construção de ações, esses empresários terão mais condições de acessar novos mercados, terão atrativos para comercializar produtos da economia criativa e do turismo.
domingo, 19 de março de 2023