CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 12 de fevereiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

SpaceX quer lançar em março o maior foguete da história



 A SpaceX está muito perto de realizar o primeiro teste orbital do veículo Starship, que a Nasa espera usar para levar tripulações à superfície da Lua a partir de 2025. Na última quinta-feira (9), a empresa conduziu com sucesso um teste de disparo estático do primeiro estágio do foguete.

Foram apenas 15 segundos de queima, enquanto o lançador era mantido firmemente preso à plataforma, em Starbase, instalação da empresa espacial americana em Boca Chica, no Texas. Mas é difícil subestimar mesmo um teste desses. Nunca antes na história dos foguetes tantos motores foram acionados juntos: 31 ao todo (o recorde anterior pertencia ao antigo foguete N1 soviético, com 30, seguido pelo Falcon Heavy, da própria SpaceX, com 27).

Para que se tenha uma ideia, o empuxo gerado por esses motores foi ligeiramente maior que o do primeiro estágio do Saturn V, foguete lunar desenvolvido nos anos 1960, era capaz de produzir, e um pouco menor do que o do SLS, novo foguete da Nasa testado com sucesso no ano passado na missão Artemis 1. Mas esse é o desempenho “meia bomba” do Starship, menos da metade da sua capacidade total. Ainda assim, o que se viu foi um rápido episódio de fúria da natureza, conforme revoadas de pássaros se misturavam à pluma gerada pelo poderoso disparo, queimando metano e oxigênio líquidos em temperaturas criogênicas. Terminado o teste, plataforma e foguete estavam aparentemente intactos. Melhor resultado não se poderia esperar.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/