CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 11 de fevereiro de 2023
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Chuva inundou 150 km de curso do Rio Taquari que estava seco há 3 anos

Região conhecida como arrombado Caronal inundada no Pantanal (Foto: Divulgação/IHP) 


 Quem era acostumado a passar pela região que há três anos estava completamente seca teve que encarar a água. O vídeo de uma caminhonete entrando no alagado viralizou e despertou curiosidade sobre o local. 

Estamos falando de uma região do Pantanal conhecida como Porto Rolon, que já chegou a atravessar mais de 100 mil cabeças de gado por ano, nas décadas de 60 e 70, mas amarga o processo de assoreamento do Rio Taquari. 

Foi no curso do rio, em uma área chamada de Caronal, que surgiram as imagens de um alagamento que não se via há pelo menos três anos, conforme explica o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo.

Curso do Rio Taquari em dezembro, abaixo do arrombado Caronal, no Pantanal. (Foto: Divulgação/IHP) 

“O rio Taquari com pouca água chega na região do Caronal e entra para o campo formando um alagado, que hoje tem cerca de meio milhão de hectares”, explica Rabelo. O volume de chuvas foi tão grande que a água voltou a correr em aproximadamente 150 quilômetros de rio que estava seco. Nessa história, conta Rabelo, deve ter 15 anos que a água já não chega no Porto da Manga. 

A destruição em cerca de 150 quilômetros do rio impactou a navegação, mudou a vida dos moradores, mexeu com a cultura local. “É algo que deve constranger a todos”, lamenta Rabelo. O alagamento dos últimos dias não impacta de forma significativa a população, porque mora pouquíssima gente na região. 

A comunidade foi expulsa ou por inundação ou por falta de água ao longo dos últimos anos.

As fotos mostram o local conhecido como arrombado Caronal. “O Rio Taquari começa um pouco acima de Coxim e vai descendo, quando chega nesse grande arrombado que se chama Caronal. Ali, 70% da água entra para o campo”, explica Rabelo.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/