CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Hong Kong vai reabrir fronteira com China enquanto ômicron se espalha no Natal

 


Enfrentando uma nova onda de infecções por Covid-19, a China deu mais um passo na flexibilização de suas restrições relacionadas à pandemia neste sábado, quando o líder de Hong Kong anunciou que pretende reabrir as fronteiras com o continente em meados de janeiro.

Em uma entrevista à imprensa ao retornar de Pequim, o chefe-executivo de Hong Kong, John Lee, disse que as autoridades pretendem reabrir "gradualmente, ordenadamente e totalmente" todos os pontos de entrada entre os dois lados, e coordenar com o governo de Shenzhen a administração do fluxo de pessoas. Atualmente, os indivíduos que esperam entrar no continente por Hong Kong só conseguem fazer isso por meio do aeroporto da cidade ou de dois controles de acesso - a baía de Shenzhen ou a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.

Os visitantes do continente também precisam passar por um período de quarentena em hotel antes de poderem circular livremente.

Hong Kong e Pequim fecharam suas fronteiras no início de 2020, quando a Covid apareceu pela primeira vez, e desde então elas têm permanecido fechadas, já que a China tem restringido a chegada de viajantes como parte de sua política rígida de "Covid zero".

Pequim afrouxou as restrições domésticas do regime de Covid zero no início deste mês, derrubando as exigências de testagem obrigatória e as restrições de viagem.

Embora muitos tenham saudado a flexibilização, as famílias e o sistema de saúde não estavam preparados para o consequente aumento dos casos da doença. Os hospitais estão enfrentando falta de leitos e estoques baixos de sangue, farmácias buscam remédios e autoridades se apressam para construir novos centros médicos.

Covid natalina

Às vésperas do Natal, as autoridades de Xangai solicitaram aos residentes que fiquem em casa neste fim de semana para conter a propagação do vírus. O feriado não é tradicionalmente comemorado na China, mas é comum que casais jovens e algumas famílias passem o feriado juntos.

Apesar desses avisos, um mercado anual de Natal realizado no Bund, uma área comercial de Xangai, estava lotado.

"Meus amigos estão basicamente todos positivos, e todos basicamente se recuperaram", disse Liu Yang, de 23 anos, que trabalha com TI e participava do evento.

Ainda assim, a disseminação da variante Ômicron está prejudicando as festividades de outros varejistas e restaurantes.

Muitos restaurantes de Xangai cancelaram festas de Natal normalmente realizadas para os frequentadores, enquanto hotéis têm limitado as reservas devido à falta de pessoal, disse Jacqueline Mocatta, que trabalha na indústria hoteleira.

"Há apenas uma quantidade certa de clientes que podemos aceitar devido à nossa mão de obra, com a maioria dos membros da equipe indisposta no momento", disse ela.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/