CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 10 de dezembro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Brasil é eliminado pela Croácia na copa do mundo

 


O gol de empate da Croácia saiu pelo lado direito da defesa, justamente o foco das maiores críticas da convocação de Tite para o Mundial. Quem ocupava a posição era Danilo, que vinha de lesão e só estava lá porque Tite optou por não usar o jogador que escolheu para ser o reserva da posição.

Daniel Alves, 39 anos, maior vencedor da história do futebol e líder do grupo, era o suplente da direita, mas nunca foi a primeira opção do banco para o setor durante a Copa. O posto era de Militão, um dos quatro zagueiros convocados. A questão é: Tite deveria ter outra opção ou a presença do veterano era desnecessária?

Responder isso requer matemática.

A estratégia da seleção era manter os atacantes correndo o tempo todo e, por isso, a convocação tinha nove atacantes. Tite começou a Copa jogando com quatro atacantes (um centroavante, dois pontas e um meia-atacante) e ter um a mais fazia sentido. Por isso, até Pedro, o terceiro centroavante, jogou —e foi importante contra a Croácia.

A abundância de homens de frente, porém, deixou mais fina a defesa. Enquanto algumas posições tinham até quatro jogadores (Neymar, Rodrygo, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro jogaram como meia-atacantes), atrás eram duas opções. Ou uma, se considerar que Daniel Alves não tinha as características de jogo para encarar Suíça, Coreia do Sul e Croácia -contra a Sérvia, na estreia, Danilo só se machucou quando Tite não mais podia mudar..Em jogos eliminatórios, a última vez em que a seleção brasileira venceu em uma Copa do Mundo tem 20 anos. Foi na final da Copa do Mundo de 2002, na decisão contra a Alemanha. Naquele dia, Ronaldo Fenômeno marcou duas vezes e o Brasil venceu por 2 a 0.


Desde então, foram cinco derrotas para europeus.


2006: França venceu por 1 a 0 nas quartas de final.

2010: Holanda venceu por 2 a 1 nas quartas de final.

2014: Alemanha goleou por 7 a 1 na semifinal.

2018: Bélgica venceu por 2 a 1 nas quartas de final.

2022: Croácia vence nos pênaltis por 4 a 2 nas quartas de final.

A explicação para isso não é simples, mas certamente passa pela força do futebol de clubes europeu, a equação da força das Eliminatórias sul-americanas x Eliminatórias europeias e a dificuldade do calendário.


Nesse último, o ciclo 2022 foi icônico: o Brasil chegou ao Qatar com 50 partidas na bagagem em quatro anos, mas só uma, e logo no início, ainda em março de 2019, contra um time da Europa. Foi a República Tcheca, vitória por 3 a 1, gols de Firmino e Gabriel Jesus, que perderam espaço na reta final do Mundial.


A explicação é a criação da Liga das Nações, que ocupou todo o calendário das seleções europeias. Mas o contrato que a CBF tinha com a Pitch International, que termina agora, após a Copa, também não ajudava.

sábado, 10 de dezembro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/