CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Mais de 170 alunos são internados com grave e misteriosa intoxicação no México

 


Um caso desesperador e que segue intrigando autoridades: desde 23 de setembro, pelo menos 176 alunos secundaristas de uma escola na remota cidade de Bochil, estado de Chiapas, apresentaram um quadro de intoxicação, amontoando familiares em postos de saúde e na porta de delegacias em busca de mais informações sobre a contaminação que ainda não tem explicação.

A crise já afeta o cenário educacional local: parentes dos alunos dizem que não vão permitir a volta de seus filhos ao ambiente escolar enquanto o caso não for esclarecido; enquanto isso, sem conseguir apontar para uma direção, órgãos públicos locais já recorrem ao poder federal.

O problema entrou ainda mais nos holofotes nacionais na segunda (17), após um caso similar ocorrer em uma outra escola, desta vez em Álamo Temapache, no estado de Veracruz – pelo menos 36 alunos da mesma faixa etária apresentaram sintomas similares de intoxicação, com relatos de quadros convulsivos.

Em Chiapas, um estudante chegou a ficar em estado de coma durante alguns dias. Nos dois casos, ainda que se especule que a contaminação possa ter sido causada pela água (supostamente contaminada) consumida nas escolas, não se descarta a hipótese de circulação de drogas (às vezes adulteradas) entre adolescentes.

Parentes dos alunos também reclamam da demora na divulgação das provas laboratoriais. 

Como parte da terceira perícia acordada com os pais, as amostras serão enviadas para a Cidade do México para avaliação, enquanto os alunos poderão retornar à unidade médica anexada ao Instituto Mexicano do Seguro Social por atendimento psicológico sob demanda, pois eles dizem que não receberam consulta de acompanhamento.

Na presença da Comissão Estadual de Direitos Humanos, os pais, que também receberam orientação psicológica, foram informados dos protocolos de prevenção a serem implementados no município.

Enquanto isso, os pais convocaram uma reunião para nomear a comitiva que manterá o diálogo com a Secretaria de Educação, a fim de definir o retorno às aulas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/