CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 9 de novembro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Diálogos Pantanal + Sustentável apresenta cases de sucesso no bioma

 


Terceira edição do evento acontece no dia 16 de novembro e, desta vez, integra a programação do Festival da Cultura Pantaneira que será realizado em Rio Verde/MS  

 

No próximo dia 16 de novembro, das 9h às 18h, o Festival da Cultura Pantaneira receberá em sua programação, que acontecerá em Rio Verde/MS, três rodas de conversa do Diálogos Pantanal + Sustentável.

Conduzido pela Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, o evento Diálogos Pantanal + Sustentável conta com apoio da Wetlands International Brasil, da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e do Sebrae-MS.  

  “Acredito que a Movimenta Pantanal, junto da Wetlands International Brasil, já conseguiu superar a parte de apenas mostrar as oportunidades locais e conseguiu já transformar isso em realidade, mostrando modelos que estão dando certo, e como é possível conciliar atividades econômicas com sustentabilidade dentro do bioma pantaneiro”, afirma Alan Striquer, presidente da Movimenta Pantanal. 


Como o próprio nome do evento sugere, o espaço foi criado para promover o diálogo voltado à sustentabilidade dentro do Pantanal, ou seja, passando desde as ideias para o futuro até boas práticas que já vêm sendo testadas e vem apresentando bons resultados. A ideia é que o espaço sirva de vitrine e intercâmbio entre as pessoas que, direta ou indiretamente, têm suas vidas atreladas ao bioma pantaneiro. 

 Diálogos - As rodas de conversas serão feitas em modo presencial pela primeira vez desde o período da pandemia. Um marco significativo, pois representa mais uma retomada das atividades da Movimenta Pantanal em prol do bioma.

 A primeira rodada de diálogos será composta por uma bancada de mulheres empreendedoras. Uma delas é a diretora geral da Mupan, Áurea Garcia, que vai falar sobre “Mulheres Empreendedoras do Pantanal”.  


 “No Pantanal, pode-se dizer que a Mupan, com 22 anos de atuação, é uma das pioneiras nos trabalhos direcionados ao empoderamento feminino no território, daí a importância de trazer a experiência da instituição dentro desse intercâmbio de conhecimento que é o Diálogo”, pontua Áurea.

 A diretora da Mupan lembra, ainda, que a participação feminina na gestão e governança de água e outros coletivos no Pantanal é de aproximadamente 30%. Ou seja, aquém da igualdade. “Entretanto, é um cenário em ascensão, considerando que em 2007, em uma primeira pesquisa, era de menos de 15%. Tratar de gênero e empoderamento feminino passa pela (des)construção de processos, em que mulheres e homens tenham em seu cotidiano a perspectiva de igualdade e equidade”, diz. 

  Às 15h, será a vez de conhecer um case de sucesso voltado ao turismo de experiência no Pantanal. “Travessia da Serra do Amolar” será apresentado pelo presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo. 


 “O turismo de experiência nasce com uma ideia a partir de um repensar do Instituto Homem Pantaneiro que se apropriou de uma experiência que veio de Botsuana, Quênia, Costa Rica, onde a natureza de fato a partir do conhecimento ela gera uma oportunidade e assegura a conservação. Então, ele tem uma contribuição direta, principalmente, porque permite que através do processo de conhecimento uma dimensão do trabalho que é feito para proteger espécies, proteger lugares e ao mesmo tempo permite um redimensionamento do valor desse lugar”, afirma o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Ângelo Rabelo.

 Em seguida, será a vez de conhecer e dialogar sobre outros projetos que obtiveram sucesso pelo Pantanal brasileiro. Trabalhos que serão apresentados por Luiz Ricardo - RL Tour Experience/MS; Cristina Cuiabália - Sesc Pantanal/MT e Milton Mariani, da UFMS.

 Já ao final da tarde, às 16h30, será a vez de falar da pecuária sustentável no Pantanal, com foco voltado à carne pantaneira que, atualmente, busca o registro de Indicação Geográfica (IG). O trabalho será apresentado pelo presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta. 

 “Uma vez que o selo da carne orgânica é conhecido do público consumidor mais exigente, ele leva nosso produto para as prateleiras mais nobres do País e abre caminhos para a carne sustentável do Pantanal. Ao remunerar e valorizar o produtor que atende a critérios pré-estabelecidos e promove a conservação da biodiversidade do bioma, temos a oportunidade de equilibrar esta relação, e mostrar que os benefícios da conservação são de toda a sociedade, mas os custos de conservar são arcados pelo proprietário da terra”, justifica Cruzetta.

 Os interessados em participar do Diálogos Pantanal + Sustentável podem se inscrever pelo site, clicando aqui. A inscrição é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas pelo Instagram da Movimenta Pantanal (@movimentapantanal). 

 Movimenta Pantanal

 A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, é uma organização civil organizada, sem fins lucrativos, uma plataforma que reúne líderes do Pantanal, com objetivo de favorecer a formação de uma rede de cooperação regional, facilitando a prospecção de parceiros para melhorar a economia local. Articula estratégias de desenvolvimento sustentável e qualificado para a região Pantaneira, com ações definidas em eixos estratégicos considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais e territoriais.

 A princípio, constituído por membros de 12 municípios de MS, trabalha com setor privado, público e terceiro setor com articulação de estratégias que levem ao reconhecimento da singularidade do bioma pantaneiro como valor cultural, social, econômico e ecológico para a humanidade. A Movimenta Pantanal conta com apoio do Programa Corredor Azul, por meio da Wetlands International Brasil, com intuito de auxiliar na compilação e divulgação de conhecimentos chave a respeito dos valores, oportunidades e ameaças relacionados ao Pantanal, as quais servirão de base para melhorias no manejo e conectividade das áreas úmidas.

 Wetlands International 

 A Wetlands International é uma organização global, não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo conservar e restaurar as áreas úmidas para a natureza e as pessoas. Ao longo dos mais de 80 anos de história, a instituição tem cumprido um papel singular na conservação desses ecossistemas vitais para o planeta e atuado em defesa das áreas úmidas e seus valores nas convenções internacionais no cumprimento da sua missão de preservar e restaurar as áreas úmidas, seus recursos e biodiversidade. 

 A organização é associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar). Seu escritório para a Latino América e Caribe (LAC) está sediado na Argentina. Já no Brasil, a Wetlands International tem seu escritório nacional em Campo Grande/MS.

 Serviço 

Diálogos Pantanal + Sustentável   

Data: 16 de novembro  

Horário: 9h às 18h 

Local: Salão Paroquial, Rua José Bonifácio, s/n, em frente à Praça da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Igreja Matriz), centro de Rio Verde (MS)

Evento gratuito

Programação

 8h30 - Abertura Diálogos Pantanal + Sustentável

09h - Talk Show Mulheres Empreendedoras do Pantanal

Confirmadas: Maristela França – Diretora Técnica Sebrae/MS; Zanir Furtado – Indústria no Pantanal/MS; Rita Jurgielewicz - Pousada Pantaneira Baia das Pedras/MS; Selma e Ana Mirian – Inspiraê/MS; Ida Beatriz – Sindicato Rural de Cáceres/MT; Áurea Garcia – Mupan/MS (Mulheres em Ação no Pantanal) 

 11h30 - Intervalo de Almoço

 15h - Turismo de Experiência no Pantanal - Case: Travessia Serra do Amolar

Confirmados: Ângelo Rabelo – Instituto Homem Pantaneiro/MS; Luiz Ricardo - RL Tour Experience/MS; Cristina Cuiabália - Sesc Pantanal/MT; Milton Mariani – UFMS.

 16h30 - Pecuária Sustentável no Pantanal - Case: Carne com Indicação Geográfica

Confirmados: Eduardo Cruzetta - ABPO/MS; Loisa Mavignier, jornalista do dossiê histórico-cultural-ambiental da Pecuária do Pantanal; Sandra Santos - Embrapa Pantanal/MS; Guilherme Malafaia - Embrapa Gado de Corte/MS; Geraldo Damasceno, da UFMS.

 

 

 

 

 

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/