CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 26 de setembro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Nasa vai provocar colisão no espaço em teste de defesa da Terra contra asteroide

 


O projeto da Agência Espacial Americana (Nasa) enviou uma sonda para colidir com a lua Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos. A ideia é alterar a rota do asteroide e o impacto ocorre nesta segunda-feira (26). A DART foi enviada para o espaço em dezembro de 2022.

NASA lançou sonda para explodir em asteroide e potencialmente alterar sua rota para afastá-lo do nosso planeta

[Essa missão] não vai destruir o asteroide. Não vai transformá-lo em um monte de cacos”, lembra Nancy Chabot, cientista planetária que administra a iniciativa.

Mas existe alguma chance de Dimorphos e Didymos entrarem em conflito com o nosso planeta? Não, mas elas são um ótimo teste para asteroides que podem entrar na nossa órbita.

Em 2003,  o sistema binário de asteroides passou a 7,18 milhões de quilômetros (km) do nosso planeta. Para níveis astronômicos, isso é muito perto. E foi por isso eles foram escolhidos como alvo da missão.

“É um asteroide que fica relativamente próximo à Terra. Como o objetivo da missão é, em particular, testar a possibilidade de efetivamente desviar a órbita de um asteroide, é importante poder acompanhar a órbita posterior. Se fosse um asteroide muito distante, seria difícil fazer este acompanhamento”, explica Thiago Signorini Gonçalves, professor de astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao G1.

‘Perder o sinal’

A missão será um sucesso caso a sonda enviada pela DART perca o “sinal”. Geralmente, essa é uma péssima notícia – significa que a nave foi destruída -, mas, nesse caso, essa é a meta.

Em alguns meses, os cientistas poderão entender como o impacto da sonda com o sistema alterou a rota dos asteroides e quão efetivo ele será para a defesa de nossa integridade planetária.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/