CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 16 de agosto de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Cinco pessoas morrem em explosão atribuída ao crime organizado no Equador

 


Cinco pessoas morreram e ao menos 20 ficaram feridas neste domingo após uma explosão na cidade equatoriana de Guayaquil. O governo do país atribuiu o ocorrido ao crime organizado, informaram autoridades e grupos de resgate.

“Mercenários do crime organizado, que narcotizaram a economia durante muito tempo, agora atacam com explosivos. Não é um problema da polícia do Equador”, escreveu no Twitter o ministro do Interior, Patricio Carrillo, ao compartilhar a notícia. “É uma declaração de guerra contra o Estado.” O incidente matou três pessoas no local da explosão. As outras não resistiram e perderam a vida no hospital, disse o general Víctor Zárate, comandante da zona 8, região onde fica Guayaquil. 

Oito imóveis e dois carros também ficaram destruídos, segundo o Serviço Nacional de Gestão de Riscos (SNGR), que no início havia reportado 16 feridos após a explosão no bairro popular de Cristo del Consuelo. As casas perderam suas paredes e, sobre os carros, havia cabos de energia caídos.Os enfrentamentos se estendem às prisões, nas quais, desde fevereiro de 2021, ocorreram sete rebeliões que resultaram na morte de cerca de 400 detentos. As autoridades creem que se tratam de enfrentamentos entre grupos ligados ao tráfico que disputam territórios para a venda. 

“Ou nos unimos para enfrentá-lo (o crime organizado), ou o preço será ainda mais alto para a sociedade”, disse o ministro Carrillo em sua mensagem, anunciando uma recompensa de até 10 mil dólares para quem tiver informações importantes sobre o incidentes.O mais recente relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), publicado em junho, indica que o Equador apreendeu 6,5% do total de cocaína apreendida no mundo em 2020. No ano passado, o volume de drogas confiscadas chegou ao recorde de 210 toneladas, em sua maior parte cocaína. 

Em 2021, o Equador apreendeu um recorde de 210 toneladas de drogas, também majoritariamente cocaína. No primeiro semestre deste ano, as apreensões ultrapassam 100 toneladas. No ano passado, o Equador, que conta com uma população de 18 milhões de pessoas, registrou uma taxa de 14 assassinatos por cada cem mil habitantes, quase o dobro de 2020.

Zárate afirmou que, segundo informações preliminares, duas pessoas chegaram ao local de motocicleta e “puseram um saco” perto de um restaurante. Dentro da sacola, as autoridades creem que “havia um explosivo de grande potência”. 

O Equador está situado entre Colômbia e Peru, os maiores produtores de cocaína do mundo, e enfrenta uma onda de criminalidade vinculada ao narcotráfico, que deixa um cenário de terror com corpos decapitados e pendurados em pontes, ao estilo dos cartéis mexicanos. 

terça-feira, 16 de agosto de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/