CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 24 de junho de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Obesidade infantil: consumo de alimentos ultraprocessados comprometem a saúde de crianças e adolescentes

 

Imagem:IStock

De acordo com uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se que, em 2025, o número de crianças obesas no mundo chegue a 75 milhões. Diante de uma realidade tão complexa, junho é o mês de conscientização e prevenção à obesidade infantil, uma condição que tem crescido, nos últimos anos, de maneira alarmante.

 

A correria do dia a dia favorece uma alimentação de baixa qualidade com o consumo de alimentos pré-prontos ou ultraprocessados. De acordo com o médico pediatra neonatologista e professor do curso de Medicina da Uniderp, Walter Peres, uma dieta a base de salgadinhos, molhos industrializados, macarrão instantâneo, embutidos e refrigerantes, apresenta risco elevado à saúde, sendo, junto com a falta de exercícios físicos, passo importante para a obesidade.

 

Se nada for feito, a possibilidade de reverter essa situação no Brasil cai para 2% e, até 2030, o país ocupará a 5ª posição do ranking com mais crianças e adolescentes com obesidade, segundo o Atlas Mundial da Obesidade.

 

O pediatra enfatiza que a atenção deve ser redobrada se considerarmos o período pós-pandêmico que o mundo sofre atualmente. “É evidente o efeito provocado pela Covid-19 quando falamos desse tema. O aumento de sedentarismo e a falta de rotina estão inteiramente ligados e, junto à má alimentação, caminham para doenças sérias a curto ou longo prazo”, completa.

 

“A rotina alimentar ainda na primeira fase da vida é fundamental para se construir hábitos saudáveis ao longo da vida adulta. Não se trata de restrições excessivas, mas de educação alimentar e cuidados com a saúde de forma multidisciplinar para evitar síndromes metabólicas, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado ou doença cardíaca precoce”, afirma o especialista.

 

Mudando o hábito

 

Trabalhar hábitos saudáveis dentro de casa não é tão simples, requer persistência e desistir no primeiro ‘não quero’ ou ‘não gosto’ está fora de cogitação. O primeiro passo é substituir os ultraprocessados, que contêm na formulação cinco ou mais ingredientes predominantemente artificiais.

 

Em seguida, aumentar o consumo de alimentos in natura que sejam ricos em nutrientes e proteínas como carnes frescas, ovos, frutas, legumes, verduras, também é válido aqueles minimamente processados no qual sofreram pequenos processos de limpeza, secagem e embalagem. “Envolver a criança no preparo da refeição é um passo para apresentar as diferentes opções de nutrientes que devem compor um prato saudável, bem como conhecer o gosto de cada um evitando a rejeição do alimento quando já posto à mesa”, aconselha Walter.

 

Segundo a OMS, é recomendado que adolescentes cumpram 60 minutos de atividade física diariamente, porém mais de 80% não atingem esse objetivo. “Além de ser uma opção para fugir das telas, exercícios e atividades variadas dentro e fora de casa como jogar bola, andar de bicicleta, pular corda, são alternativas recomendadas”, ressalta o professor da Uniderp.

 

É importante que os responsáveis busquem por um especialista, pois o tratamento de obesidade demanda tempo e é individualizado.

 

 

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

 

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

 

Camila Crepaldi 

sexta-feira, 24 de junho de 2022

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

RioverdeRV