CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 15 de junho de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Envelhecer com saúde, garantindo qualidade de vida na terceira idade

 


Envelhecer com saúde tem se tornado um objetivo cada vez mais presente na rotina das pessoas, em especial nas últimas décadas, em que pesquisas revelam que a população mundial tem atingido uma expectativa de vida cada mais maior. Com o aumento da quantidade de pessoas com mais de 60 anos há uma demanda maior de atenção a esse grupo e a campanha Junho Violeta visa justamente sensibilizar a sociedade sobre a promoção e defesa da dignidade da pessoa idosa.

 

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos. No entanto, estudos demonstram que, em condições ambientais ótimas e tendo comportamentos saudáveis, o tempo médio de vida pode chegar a 85 anos.

 

Mas, como envelhecer com saúde? O médico geriatra e professor da Uniderp, Marcos Blini, explica que há pilares significativos quando almejamos ter uma vida saudável, mesmo na chamada terceira idade. “O envelhecimento saudável envolve o reconhecimento das mudanças do corpo e das perspectivas na vida. Ter um propósito faz toda a diferença na motivação do idoso em realizar suas atividades diárias”, afirma.

 

O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade. No Brasil, estima-se que existam, atualmente, cerca de 17,6 milhões de idosos. O que não se pode negar é que, mesmo com o aumento da expectativa de vida, os problemas enfrentados na velhice são grande empecilho, no mundo todo, para viver plenamente até o fim da vida. Questões sociais, econômicas e de saúde, entre outros, são dificultadores principalmente, quando falamos de países de baixa renda, como o Brasil.

 

Estar aberto para descobrir novas abordagens e, talvez até mesmo alguns novos hábitos, são aliados que podem apoiar o idoso em sua jornada. “Algumas questões são imprescindíveis para garantir a saúde do idoso. Dentre elas, destaco a saúde muscular, ligada à saúde física; e a saúde mental, no campo psíquico”, explica o geriatra.

 

A partir dos 30, 40 anos é natural que ocorra a perda de massa muscular, mas essa perda é muito acelerada a partir dos 70. Fazer atividades físicas regularmente é um meio de ganhar força física e garantir uma fácil locomoção sem auxílio de andadores, por exemplo. Ter uma ingesta de proteína adequada, o que normalmente não é fácil no idoso, também contribui para o fortalecimento muscular.

 

“Não menos importante, a esfera mental deve ser trabalhada constantemente para manter o ânimo, a vontade de realizar tarefas diárias e até o lado profissional. Cursos, atividades em família, trabalho voluntário, bem como cuidar das finanças ou do planejamento da rotina promovem estímulo cerebral e são fundamentais no ponto de vista psíquico”, enfatiza Blini.

 

Na área da saúde, deve-se considerar o acompanhamento e controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. O especialista salienta que não fumar, beber pouco, fazer exames de rastreio indicados pelo médico e ter um profissional da saúde de confiança para fazer o gerenciamento do quadro clínico geral do idoso é indispensável. “O Centro de Especialidades Médicas (CEMED), da Uniderp, é um dos locais que oferecem atendimento com algumas especialidades disponível à população, inclusive geriatria. As consultas são agendadas e os atendimentos ocorrem com o pagamento de uma taxa social e em algumas especialidades, inclusive a geriatria, através do sistema de regulação de atendimentos pelo SUS

 

 

SERVIÇO

CEMED - Atendimento Geriatria

Agendamentos a partir de 24 de junho, por telefone ou pessoalmente na unidade

Endereço: Rua Nova Era, 480, Itanhangá, Campo Grande, MS

Telefone: 67 3348-8209

 

 

UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância.

Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse AQUI.

 

Sobre a KrotonMed

A KrotonMed é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a KrotonMed possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A KrotonMed possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.

 

 

Camila Crepaldi

quarta-feira, 15 de junho de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/