CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 2 de maio de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Aquário do Pantanal abre nessa segunda-feira e agenda para mês de maio está lotada

 


Quase uma década depois, o público poderá visitar o Bioparque do Pantanal nessa segunda-feira (2). De acordo com um levantamento realizado pelo Governo do Estado, nesse mês de maio serão aproximadamente 12 mil visitantes no complexo. 

O Bioparque foi inaugurado oficialmente no dia 28 de março, mas a visitação era apenas para instituições, como escolas e universidades. A iniciativa foi para treinar equipes e preparar a estrutura para receber o público.

Segundo dados da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), 7.962 pessoas conseguiram realizar o cadastro para o mês de maio. As demais vagas serão preenchidas por instituições.

O, antigamente conhecido como, Aquário do Pantanal, foi desenhado por Ruy Ohtake, renomado idealizador de prédios de São Paulo, filho da artista Tomie Ohtake (1913-2015). O arquiteto morreu em 2021. 

História 

A construção do Bioparque do Pantanal foi iniciada em 2011, e a entrega era prevista para dois anos e meio depois. No entanto, diversas acusações de irregularidades e atraso marcaram esse período. 

As acusações atingiram até o ex-governador do estado, André Puccinelli (MDB), que inclusive foi preso preventivamente e agora é pré-candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul. 

O aquário estava orçado em R$ 84,7 milhões, e acabou custando R$ 200 milhões aos cofres públicos. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), alguns aditivos contratuais e inclusão de itens não passaram por licitação. 

As obras foram retomadas em 2019, após anos paralisadas devido às acusações e problemas. 

O Bioparque conta com espécies de peixes de água doce de diversas partes do estado, país e do mundo, incluindo alguns peixes ameaçados de extinção e uma nova espécie de lambari, recém descoberta, que ainda não tem nome. 

 

Durante a paralisação das obras, alguns peixes que já haviam sido adquiridos foram colocados em tanques provisórios, que com o tempo, acabaram servindo para estudos das espécies, e agora, o local permanecerá ativado, com o auxílio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). 

Visitação 

Para visitar o Bioparque do Pantanal, é necessário agendamento no site. No entanto, a opção está temporariamente indisponível, pois todas as vagas para o mês de maio foram ocupadas. 

O agendamento para o mês de junho ainda não foi aberto, mas previsão para a segunda quinzena deste mês, ainda sem data exata. 

 

No dia 22 de abril, o agendamento foi liberado. Porém, as pessoas encontraram dificuldades para o acesso, devido a quedas no sistema. O Governo do Estado informou que foram notificados 18 mil acessos por minuto, o que levou na instabilidade do site. 

Ainda segundo o governo, o site teve sua capacidade aumentada. Algumas pessoas mão conseguiram emitir o voucher, devido às oscilações do site. Mas, segundo a diretora-geral do Bioparque Maria Fernanda Balestieri, aqueles que registraram todos os dados estão contemplados. 

A visitação será guiada, e terá aproximadamente 1h30 de duração. O local funcionará das 7h30 às 18h, e as visitas serão por período, da manhã (das 9h às 11h30) e da tarde (das 14h às 17h30). Até o final do ano a entrada será gratuita.

segunda-feira, 2 de maio de 2022

TENDA ENERGIA SOLAR

https://picasion.com/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

RioverdeRV