CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 4 de abril de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Projeto Artesania volta a circular no interior do Estado a partir desta segunda-feira

 


Após sete anos parado, o projeto Artesania/MS volta às atividades no mês de abril com circulação prevista em vários municípios do Estado. Neste mês, na segunda-feira (4), vão ser iniciados os atendimentos nos municípios de Caarapó, Coxim e Jardim, com oficinas técnicas de capacitação. Em Caarapó, o Artesão Cleber de Brito ministrará a oficina de modelagem de Cerâmica dos Bichos do Pantanal e, em Coxim, a Artesã Andreia Lacet ministrará a oficina de Cerâmica Utilitária.

O projeto atua em etapas que podem ou não serem desenvolvidas no mesmo núcleo produtivo, de acordo com as peculiaridades e necessidades de cada um. Antes de realizar as oficinas, as técnicas da Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais realizam visita técnica a fim de construir um diagnóstico da realidade em que estes se encontram e alinhar qual ação será eficaz para o fomento da produção.O projeto visa empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Tem contribuído com a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados para se colocarem no mercado competitivo.

As formas de atuação do projeto são Oficinas Técnicas, Oficinas de Design e Oficinas de Gestão. As Oficinas técnicas são compostas pelo Programa de Capacitação, para promover o conhecimento relacionado ao manejo das técnicas artesanais tradicionais de Mato Grosso do Sul, utilizando as matérias-primas abundantes nas regiões envolvidas e pelo Programa de aperfeiçoamento/reciclagem, para melhorar o conhecimento dos artesãos no manejo das técnicas artesanais; no aperfeiçoamento dos processos de produção e no melhor aproveitamento ou inserção de novas matérias-primas de núcleos de artesanato já em produção, com uma ação que antecede a interferência de oficinas de Design.

As oficinas de design buscam desenvolver uma nova linha de produtos, exclusivos ou um produto de referência, tendo como meta final a conquista de novos mercados. O design de produtos é uma estratégia para aumentar a competitividade do produto a ser inserido no mercado. Oficinas realizadas em núcleos de produção que se encontram em estágio avançado, ou seja, bem estruturados e com produção constante, necessitando do projeto para a confecção de novos produtos para projeção no mercado.

As Oficinas de Gestão são uma etapa em que são realizadas oficinas de formação de preço de venda, de gerenciamento e de atendimento ao público, buscando a profissionalização e empreendedorismo do profissional artesão.

Para alinhamento de ações e interesse em realizar o Projeto Artesania/MS, o caminho é entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais pelos canais: artesanato.fcms@gmail.com e (67) 3316.9107.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/