CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Quase 300 mil caminhões devem cruzar MS para escoar safra de soja.


Fevereiro deve ser movimentado nas estradas de Mato Grosso do Sul. Segundo informações do governo do estado, o escoamento da safra verão de soja em 2022 deve gerar um tráfego de 297 mil caminhões pelas estradas estaduais. Na última semana foi colhido cerca de 2,8% das 3,7 milhões de hectares plantados para a temporada. De acordo com o secretário Jaime Verruck, do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), “considerando que cada caminhão tem capacidade de levar 37 toneladas, a previsão é que pelo menos 297 mil veículos circulem pelo Estado neste período de colheita e escoamento da safra”.

Levantamento da secretaria aponta que a maioria da safra de soja será escoada pelas rodovias: 53% deste volume deverá seguir para o porto de Paranaguá, 45% para o Porto de Santos e apenas 2% pela hidrovia.“O volume que será transportado pela hidrovia ainda deve ser baixo diante do calado reduzido. O nível do rio melhorou bem, mas ainda está, historicamente, abaixo do normal”, acrescenta Jaime
Verruck.

Nesta linha, o secretário Eduardo Riedel da da Infraestrutura (Seinfra), afirma que os esforços de manutenção das estradas estão ligados à manutenção desta malha rodoviária. “O que o segmento produtivo mais pede é boas estradas. Então, naquelas que temos contrato de manutenção, queremos boa manutenção. Naquelas que temos investimentos, queremos obras com qualidade, celeridade e identificação”, completou.

Condições das lavouras

Esta semana os técnicos do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja) e Famasul (Federação da Agricultura), fecharam um novo relatório sobre as condições das lavouras de soja. O boletim também traz informações climáticas catalogadas pelo CEMTEC/MS.

Os dados não tiveram mudanças muito significativas em termos de perdas e mostram que a previsão de produção total da soja se mantém em 11,4 milhões de toneladas. A média de rendimento estimada que era de 56 sacas por hectare caiu para 50 sacas por hectare. No caso da soja Mato Grosso do Sul possui boas condições em 33% de suas lavouras, 36% em estado regular e 31% ruim.

Safrinha

O boletim aponta que a semana passada também foi marcada pelo início do plantio do milho. Para a 2ª safra de Milho – 2021/2022 a área estimada é de 1,992 milhão de hectares, considerando uma retração de 12,6% em relação a área da 2ª safra de 2020/2021. A produtividade estimada é de 78,13 sc/ha, gerando uma expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas.

A redução na área de safrinha está relacionada ao clima e ao atraso no plantio da soja por conta da estiagem. Somente na soja, a seca deverá trazer perdas de 1 milhão de toneladas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/