CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Instabilidades ganham força e final de semana pode ter chuva com risco de alagamentos e inundações

 


Neste final de semana Mato Grosso do Sul deve registrar aumento das áreas de instabilidades que podem trazer grandes acumulados de chuva para o Estado. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica chance de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Estado. 

Os acumulados de chuvas tendem a ser significativos com valores acima de 60 mm em 24 horas, especialmente nas regiões sudoeste, centro-norte e leste, e conforme o Cemtec há risco de alagamentos e inundações. 

Entre sexta-feira (04) e sábado (05), o destaque vai para a região sudoeste. Para o restante do Estado são esperadas pancadas de chuvas e tempestades isoladas. Será entre sábado e o domingo (06) que o volume de chuvas aumenta e as precipitações podem ser de intensidade moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Diversos sistemas irão influenciar para o aumento das instabilidades ao longo do final de semana, como explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. “O deslocamento de cavados, que são áreas alongadas de baixa pressão, transporte de umidade pelo Jato de Baixos Níveis (JBN - que é definido como uma região de ventos relativamente intensos na baixa atmosfera), combinados ao avanço de um sistema frontal e a formação de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai, aliado ao aquecimento diurno irão favorecer a formação de instabilidades com risco para tempo severo no Estado”. 

Para quem reside em áreas de risco, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda que aos primeiros sinais de que o nível da água esteja subindo, os moradores devem levantar os móveis e buscar locais mais altos. Também é importante desligar aparelhos elétricos das tomadas, verificar as condições de telhados, calhas e ficar atento às bocas de lobo, se não estão entupidas por folhas. No interior das residências, os ralos e drenos devem estar limpos e desobstruídos.

Nesta sexta-feira o sol aparece com variação de nebulosidade, e as pancadas de chuva tendem a ser mais intensas na parte sudoeste e leste do Estado. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para esta sexta-feira na Capital e alguns municípios do Estado. 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

TENDA ENERGIA SOLAR

https://picasion.com/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

RioverdeRV