CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 19 de dezembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Saúde entrega mais de 130 mil EPIs à agentes de endemias para enfrentamento da Dengue em MS

 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia a entrega de cerca de 135 mil itens de equipamentos de proteção individual para 1.856 agentes de combate as endemias dos 79 municípios do Estado. Objetivo é aparelhar os agentes para que possam enfrentar as doenças da Dengue, Zika, Chikungunya, além da Leishmaniose. O aporte financeiro para a compra dos EPIs foi mais de R$ 600 mil pelo Governo do Estado e ação conta com o apoio do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os equipamentos oferecidos irão possibilitar aos agentes de endemias realizar um atendimento de qualidade nos domicílios. “É a contribuição que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, faz em apoio aos municípios para que os agentes possam intensificar as ações de enfrentamento às arbovirores”.

O consulto do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ricardo Passos, destaca o compromisso nas três esferas. “O enfrentamento às arboviroses é uma ação tripartite entre a União, Estados e Municípios. Cada um tem que realizar o seu papel. Sabemos que é uma ação constante, a Secretaria de Estado de Saúde realiza campanhas sempre muito bem-feitas. Estamos nos períodos das chuvas e ações como essa são sempre muito importantes. Peço a população que participe e que estes servidores mobilizem toda a comunidade onde atuam".

Para o coordenador estadual de Controle de Vetores da SES, Mauro Lucio Rosa, a entrega para os municípios acontece de forma simbólica nesta sexta-feira (17). “Mas vamos entregar esses materiais a todos os municípios. Assim, esses servidores que são extremamente essenciais ao controle de vetores terão condições adequadas para fazer as visitas e manusear com segurança os equipamentos químicos”.

O Assessor Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, destaca que a entrega destes materiais sinaliza o cuidado que o Estado tem com estes servidores. “São equipamento da melhor linha, de nível nacional, que serão entregues a estes servidores municipais que trabalham diretamente na linha de ponta. Isto simboliza o reconhecimento e a importância destes profissionais em nosso Estado. São EPIs de qualidade que podem ser utilizados por estes servidores que mexem diretamente com os produtos químicos do combate às arboviroses”.

Material que será entregue aos agentes de endemias em MS.

Presente no evento, a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, destaca a importância da limpeza dos quintais. “Nós estamos justamente em um período de chuva e todos precisam colaborar. A população precisa nos ajudar mantendo os seus quintais limpos, acondicionar objetos cobertos, evitar acúmulos de água em pratos de plantas e em outros locais pode que possam servir de criadouros de mosquitos”.

Os municípios serão divididos e distribuídos para os 79 municípios 12 itens: 1.3 mil luvas de nitrílica para aplicação de inseticida, 1.435 macacões impermeável, 1.8 mil chapéus com abas completo, 1.850 botinas, 240 máscaras facial completa, 720 filtros para máscaras, 3 mil bolsas de lona impermeável, 118 mil sacos de lixo de 100 litros, 2 mil luvas ecológicas para força tarefa, 950 óculos protetores de gotículas, 1,6 mil calças de brim caqui. Totalizando 132.895 itens disponíveis para os agentes de endemias.

Rodson Lima, SES

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

domingo, 19 de dezembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/