CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Sebrae/MS, Cointa e Movimento Norte Forte MS lançam ações para desenvolvimento da região

 


As iniciativas compõem um plano e foram apresentadas ao público em fórum realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim

Na manhã deste domingo (7), o Sebrae/MS, o Movimento Norte Forte MS, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (COINTA) e a Prefeitura Municipal de Coxim promoveram o “Fórum de Desenvolvimento Norte Forte MS”. Com o apoio da do Sindicato Rural do município, o evento foi realizado em Silviolândia, distrito de Coxim, e apresentou ao público um Plano de Ações para o desenvolvimento sustentável da região, elaborado pelo Movimento.

Entre lideranças locais e autoridades, estiveram presentes no encontro, a ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Na data, a ministra ressaltou a importância do Movimento Norte Forte e das ações conjuntas que serão realizadas para alavancar o desenvolvimento da região.

“O grupo está cada vez mais organizado e, com certeza, dessa maneira, as lideranças têm mais força. Acredito que foram trazidos vários pontos significativos, como a criação de um sistema de inspeção voltado para que os pequenos produtores das indústrias artesanais possam vender seus produtos. É algo que exige uma estrutura e os municípios teriam dificuldades em fazer sozinhos, mas juntos podem fazer isso de forma célere e muito eficiente, e a consequência disso é mais oportunidade, irrigar a economia local e gerar emprego e renda”, pontuou Tereza Cristina.

Riedel também destacou a relevância do trabalho em conjunto feito pelas lideranças e enfatizou que o Governo do Estado apoia iniciativas como essa. “O segredo do desenvolvimento da Região Norte está na missão aderida pelo consórcio: mobilizar, integrar e desenvolver. Com convergência de objetivos as coisas acontecem e esse trabalho do Sebrae congrega com a iniciativa privada e junto com o poder público é capaz de gerar resultado para a sociedade. Nós, desde o início do governo, temos uma visão clara do desenvolvimento. Acreditamos que é preciso participar do crescimento junto com os municípios, e o Governo Federal, por meio da ministra Tereza Cristina, também tem esse entendimento”, expôs o secretário.

A realização do fórum marcou o encerramento do programa LIDER Norte – uma iniciativa do Sebrae que acompanhou os líderes da região visando a criação de uma governança regional articulada, representada no Movimento Norte Forte MS. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesse contexto, a instituição desempenhou um papel importante para engajar as lideranças e promover o desenvolvimento.“Por meio do LIDER, auxiliamos os representantes de cada setor, como Associação Comercial e Sindicato Rural, a pensarem em conjunto com o poder público e representantes da sociedade como um todo, a respeito do que era necessário para que a região crescesse e melhorasse. Esse trabalho resultou em uma série de ações que irão possibilitar o desenvolvimento local e o Sebrae, mais uma vez, se faz presente para apoiar essas iniciativas e promover a transformação”, destacou Mendonça.

O Plano de Ações, lançado no evento, prevê uma agenda de desenvolvimento econômico para a região norte de Mato Grosso do Sul, traçando metas até o ano de 2030. O plano está estruturado através dos objetivos Agronegócio e Turismo; Trabalho e Renda plenos e Adesão da sociedade ao Movimento Norte Forte. De acordo com o representante do Movimento Norte Forte, Sérgio Marcon, o planejamento foi construído após vários encontros.

“Com o apoio do Sebrae, trabalhamos durante dois anos e meio e foi uma grande oportunidade que recebemos. São 12 municípios envolvidos e foram mais de 20 encontros realizados, entre presenciais e à distância, para que pudéssemos desenvolver essas ações. Muitas já estão em execução e vamos continuar firmes com esse trabalho que envolve o comprometimento de todos para a transformação da nossa região”, enfatizou Marcon.

O presidente do Cointa, Enelton Ramos da Silva, comentou que o evento demonstrou o avanço da região e foi considerado uma conquista para as lideranças locais. “Hoje é um momento ímpar para nós, pois estamos mostrando o valor do Norte. Trazemos um olhar diferente para essa Região que sofreu por muito tempo, vejo que temos bons gestores, e, juntos, estamos proporcionando a mudança. Esse fórum representa a nossa união, nunca fomos tão unidos, e estamos vendo o resultado dessa parceria”, falou o presidente.

Também estiveram presentes durante o evento os conselheiros do Sebrae/MS Claudio Fornari, 1º vice-presidente regional da Fiems; Alfredo Zamlutti, presidente da Faems; e Marcelo Bertoni, presidente da Famasul. Além deles, participaram do encontro lideranças e representantes dos municípios que integram a Região Norte.

Fomento às lideranças locais

O programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional prepara lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos do Comércio, Serviços, Indústria, Agronegócios, universidades, e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir com foco no desenvolvimento econômico sustentável.

Nos últimos dois anos, o Sebrae/MS realizou o programa na região Norte de MS, com a participação de lideranças locais de 12 municípios: Coxim, Chapadão do Sul, Costa Rica, Bandeirantes, Pedro Gomes, Sonora, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Figueirão, Camapuã, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/