CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Projeto social da Agepen que já beneficiou mais de 5,5 mil crianças, inaugura o 20º parque de pneus feito por detentos

 


Com mais de 5,5 mil alunos beneficiados, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) entrega o 20º parque de pneus em instituição pública de ensino. Através do projeto “Arte com Pneus”, a escola municipal contemplada foi a Hilda De Souza Ferreira, no bairro Coophatrabalho, na capital.

Durante a inauguração, na tarde dessa terça-feira (31.8), o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou o papel social dessa iniciativa realizada por muitas mãos. “O trabalho inicia dentro do presídio, finaliza na escola, e vai muito além de apenas brinquedos, são carregados de histórias e esperança de uma sociedade melhor”, afirmou.



E são os reeducandos do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC) que confeccionam cada peça, com criatividade e olhar atento à função lúdica e pedagógica, variando de triciclo a circuito psicomotor. Iniciado em 2017, já foi possível oferecer um novo destino a mais de 8 mil pneus, impactando positivamente o meio ambiente também.

Mauro retrata a importância do papel da educação na sociedade

Educador há mais de 34 anos, o diretor do EPJFC, Mauro Augusto Ferrari de Araújo, faz uma analogia entre educação-prisão e reflete sobre a importância do incentivo ao estudo para não fazer parte de estatísticas dentro de um presídio.

“A educação é fundamental, quando participamos de uma inauguração igual a essa que veio lá de dentro é emocionante, isso mostra que a Agepen está fazendo sua parte, contribuindo com a sociedade e está aqui o resultado. Isso é apenas um trabalho e quantas outras unidades penais desenvolvem dezenas de ações que também contribuem”, afirmou, ressaltando que essa ocupação produtiva transforma o preso, de dentro para fora, e acaba sendo multiplicador de conhecimento a outros internos.

A cada entrega são instalados sete diferente brinquedos feitos com pneus

Atendendo há cerca de 280 crianças, entre quatro e 12 anos, esse é o primeiro parque da escola, instalado em um antigo jardim abandonado. “O brincar faz parte da construção de conhecimento da criança, por isso é tão importante ter um espaço como este aqui”, informa o diretor da escola, Argemiro Leite.

O projeto “Arte com Pneus” é desenvolvido pela Agepen, em parceria com a Secretaria de Educação de Campo Grande (Semed), e conta ainda, com o trabalho de reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CAPIG), com a instalação das peças nas escolas.

O prefeito Marquinhos Trad destacou o sucesso da parceria, em que todos os envolvidos saem ganhando. “Além de dar oportunidade aos que se encontram cumprindo suas penas, também existe a consciência ecológica, de aproveitar estes materiais. Nossas crianças podem ter um lugar divertido para brincarem, com segurança”, afirmou.

Na opinião da secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, é uma ação importante para a área pedagógica das crianças e também para os detentos e para o meio ambiente, retirando os pneus da natureza. “É uma satisfação ver nossas crianças atendida em todas as áreas”, finalizou.

O projeto envolve o trabalho da interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas. Tem enfoque incentivar a defesa do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida e recreação.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/