CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Práticas exitosas do Criança Feliz em MS são reconhecidas nacionalmente

 


O trabalho das equipes do programa Criança Feliz em Mato Grosso do Sul foi mais uma vez reconhecido nacionalmente, durante o Seminário Nacional da Primeira Infância realizado na última semana em Brasília (DF). A coordenadora estadual do programa, Alessandra Neri, e a multiplicadora estadual, Alessane França, representaram o Estado na cerimônia de entrega.

“O Seminário Nacional foi uma excelente estratégia para discussão e fortalecimento das políticas públicas de primeira infância no Brasil. O Estado de Mato Grosso do Sul vem contribuindo nessa discussão, trazendo a importância do atendimento ao público das crianças afastadas do convívio familiar e também na potencialização intersetorialidade do programa, trazendo o município de Corumbá, entre outros dez municípios, prática exitosa de uma pesquisa que foi realizada por meio do Ministério da Cidadania com todos os municípios que aderiram ao programa”, explicou a coordenadora estadual.

Mato Grosso do Sul foi um dos estados da federação que aderiram ao mês da primeira infância, potencializando as ações realizadas no mês de agosto, o que levou ao reconhecimento recebido. Em 2018 e 2019 as ações de MS também foram reconhecidas pela coordenação nacional.

Desde a implantação do programa Criança Feliz em MS, foram realizadas mais de 429 mil visitas domiciliares nos 30 municípios que aderiram ao programa. Mais de 250 profissionais compõe as equipes do Criança Feliz em MS.

Alessandra explicou ainda que o seminário abrangeu temas que contribuirão com as dinâmicas diárias das equipes. “Outra estratégia utilizada durante o seminário nacional em alusão ao mês da primeira infância, como forma de disseminar a primeira infância nacional nesse mês da primeira infância, no caso o agosto verde, foi a discussão de várias temáticas, onde tivemos a participação de pelo menos 90% dos municípios que aderiram ao programa. Foi um trabalho integrado, onde pudemos discutir a Semana Nacional do Bebê, Agosto Lilás e Agosto Verde, trazendo discussões relevantes na pauta da primeira infância para nossa sociedade sul-mato-grossense”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, o programa Criança Feliz está ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), via Superintendência da Política de Assistência Social.


Equipe estadual e representantes do município de Corumbá-MS, reconhecido também pelas boas práticas, Mabel Marinho Sahib Aguilar (secretária-adjunta) e Sandra Regina de Almeida dos Santos (membro do Comitê Gestor Municipal)

Criança Feliz

O Criança Feliz leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio de visitas domiciliares, o programa promove apoio às gestantes na preparação para o nascimento da criança, estímulo ao desenvolvimento infantil com atividades lúdicas e, principalmente, fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e familiares.

Dúvidas perante o processo de adesão podem ser esclarecidas na coordenação estadual do programa via e-mail criancafelizms@sedhast.ms.gov.br ou ainda pelo telefone (67) 3318-4131.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/