CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 11 de setembro de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Mundial de futsal começa neste domingo e revê meta de ser olímpico, sonho da comunidade brasileira do esporte

 


Para o COI incluir uma modalidade nos Jogos é preciso que ela atenda a uma série de critérios, como ser regido por uma federação internacional, seguir as regras do Código Mundial Anti-Doping, respeitar a Carta Olímpica e ser praticado na maioria dos países do planeta. Até aí, o futsal cumpre os pré-requisitos.

Ok, o que falta então? Duas coisas para começo de conversa: primeiro, a Fifa querer; segundo, que a entidade e o COI passem por cima da disputa de interesses que existe entre elas. É indispensável que o futsal conte com o apoio incondicional dos dois organismos, o que, neste momento, não parece ser o cenário.

Um exemplo de atrito entre as organizações é o limite de 23 anos de idade estipulado pela Fifa para os jogadores nas Olimpíadas, uma imposição política para não ofuscar a importância da Copa do Mundo, o maior produto da entidade.

Hoje, o futebol masculino olímpico reúne jogadores sub-23, além de mais três acima dos 24 anos. Mas, dentro da Fifa, o desejo é que os times nas Olimpíadas sejam representados pelo sub-20 ou até sub-17; já o COI luta para colocar pelo menos mais três atletas com mais de 24 na disputa.


"Existe muita vaidade. Existe uma briga entre a Fifa e o COI. A Fifa quer acabar com o futebol nas Olimpíadas, e no mínimo acabar com o profissional, deixar só sub-17. O COI não permite em hipótese alguma, até porque a galinha dos ovos das Olimpíadas é o futebol. Existe uma guerra que ninguém fala, mas é uma guerra vedada. Existe esse antagonismo entre eles", diz Marcos Madeira, presidente da presidente da CBFs (Confederação Brasileira de Futsal). A Fifa valoriza suas Copas ao manter a elite do jogo fora das Olimpíadas. Não 'dividir' o futsal com o COI também é uma forma de não fortalecer outra modalidade, mantendo assim o futebol como o produto esportivo mais poderoso do mundo.Política, vaidade, briga de cachorro grande... A gente luta, mas não adianta. Quem somos nós para ir lá brigar com a Fifa? Não temos ninguém dentro da Fifa, e do jeito que está não sabemos o que vai acontecer. Passa a ser uma coisa internacional, foge da nossa alçada.

sábado, 11 de setembro de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/