CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Vídeo mostra o maior avião brasileiro pousando no ‘terrão’ e sem usar o reverso

 


Belas e interessantes imagens do maior avião brasileiro, o Embraer KC-390, mostram o jato militar pousando numa pista de terra sem usar os reversores. O cargueiro militar é também a maior aeronave já produzida no Brasil e no hemisfério sul, sendo um dos grande demonstradores da tecnologia nacional. Feito para substituir o clássico C-130 Hércules, o KC-390 está sendo submetido a testes rigorosos, que garantirão sua versatilidade, independente das dificuldades que tiver que enfrentar.

Alguns destes testes acontecem em pistas não totalmente preparadas, que podem ser de terra, cascalho ou até grama, a depender da situação. Como mostramos anteriormente, em julho a Embraer preparou uma pista de terra própria e anexa à maior pista do país, no Aeroporto de Gavião Peixoto, onde tem realizado pousos e decolagens. Novos vídeos dessas operações do KC-390 começaram a circular nas redes sociais, sem autoria conhecida, mas provavelmente gravados por funcionários da Embraer.

No primeiro vídeo, acima, o avião decola da pista sem grandes dificuldades, mas levantando muita poeira, dada a potência de seus motores IAE V2500. Já no segundo vídeo (abaixo) é possível ver o jato se aproximando e pousando na pista de terra sem a utilização dos reversores. Estes dispositivos fazem parte de praticamente todos os motores turbofan modernos, inclusive do V2500, que também equipa milhares dos aviões Airbus A320.

O que o reversor faz é redirecionar/bloquear o fluxo de gases no motor à turbina, fazendo com que o jato saia no sentido contrário ao da aeronave, auxiliando na sua parada. É um método bastante eficiente de apoio à frenagem, e ajuda na operação em pistas curtas.

No entanto, embora pistas de terra sejam, em sua maioria, curtas, existe um componente que não pode ser deixado de lado: os detritos (como pedras e galhos por exemplo). Sua ingestão pelo motor poderia levar a danos e avariá-los, além de poder causar danos à fuselagem.

Por criar um fluxo contrário à direção da aeronave, e muita das vezes direcionando gases para o solo como mostra o vídeo acima, este jato pode mover detritos como pequenas pedras que por sua vez podem acabar atingindo a aeronave, gerando um risco para a segurança de voo.

Além de toda essa questão envolvendo o reversos, também é importante que a fabricante avalie bem o sistema de freios da aeronave, já que eles é o responsável primário pela parada da aeronave após o pouso.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Adsense

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv