CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Porque é importante manter o nome limpo?

 


Ter o nome negativado é sinônimo de restrições de acesso ao crédito e a outros serviços que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Por isso, a renegociação de dívida é o caminho indicado por órgãos de defesa do consumidor e especialistas da área financeira para quem se encontra nessa situação. 

A pessoa com o nome negativado enfrenta mais dificuldades para ter cartão de crédito, financiar um imóvel ou veículo, abrir uma empresa, conseguir empréstimo pessoal ou para um negócio próprio, alugar um imóvel e até mesmo matricular a si mesmo ou os filhos em uma instituição de ensino particular, dentre outras sanções. Por mais que existam alternativas para quem está endividado — como cartão de crédito para negativado com limite, por exemplo — as restrições são muitas e criam entraves para projetos pessoais e profissionais. Por isso, a recomendação é buscar manter as contas em dia e garantir o equilíbrio financeiro. Mas quem já está com o nome negativado deve buscar solucionar o problema. 

Avaliar orçamento e rever despesas ajudam na renegociação

“Dívidas podem trazer muita dor de cabeça e noites mal dormidas. Para se livrar delas, primeiramente, é preciso avaliar o quanto deve e o quanto poderá dispor para assumir a renegociação”, orienta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em seu site.

Ainda de acordo com o Idec, após identificar o valor necessário para o pagamento das dívidas, é preciso avaliar o orçamento e rever os gastos. Essas etapas são fundamentais para poupar recursos que possam ser utilizados na renegociação.O Idec destaca que, caso a pessoa tenha mais de uma dívida e o dinheiro disponível não seja suficiente para pagar todas no primeiro momento, é aconselhável priorizar aquelas que comprometem as condições de sobrevivência, como água, luz e aluguel. Em segundo lugar na lista devem estar débitos adquiridos junto aos bancos, que possuem juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial.A renegociação pode ser feita diretamente com o credor, presencialmente ou pela internet. Negociar on-line, inclusive, pode ser uma alternativa para o consumidor, que tem a possibilidade de usufruir de descontos, aproveitar condições flexíveis de parcelamento e fazer todo o processo em sigilo — evitando o constrangimento.

E o Idec também faz um alerta importante para a hora de fechar o acordo: é preciso ter atenção na hora de negociar prazos e valores, porque eles precisam ser compatíveis com as possibilidades financeiras do devedor.

Como poupar dinheiro quando se está endividado

Após firmar as condições do acordo de renegociação, o consumidor deve assegurar que as parcelas sejam pagas para evitar uma situação de endividamento maior. A dúvida que muitas pessoas têm é como conseguir juntar dinheiro nesse período. 

De acordo com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), para poupar dinheiro é preciso identificar todas as despesas. Aquelas consideradas supérfluas devem ser cortadas, pelo menos até que a situação financeira volte a ficar equilibrada. Já as que são essenciais — como as contas de água, luz, telefone e supermercado — deverão ser reduzidas dentro do possível, para que o dinheiro do mês não seja utilizado apenas para pagar contas e possa ser investido na realização de projetos pessoais, por exemplo.Seguindo os passos da Abefin, o dinheiro que for poupado deverá ser direcionado ao pagamento da renegociação, para que o cliente volte a ter o nome limpo e retome o seu acesso a crédito. É válido lembrar que o nome do consumidor é retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis após o pagamento da primeira parcela da renegociação. Para permanecer fora da lista, é preciso manter o pagamento do acordo em dia. Uma quebra da negociação resulta em nova negativação. Para verificar se o nome está inserido na lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito, basta consultar o CPF grátis pela internet.

FONTE: PAINEL POLITICO

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Adsense

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv