CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 22 de agosto de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Agosto Verde: SES reforça as ações de mobilização e conscientização sobre a Depressão e à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

 


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio das Redes de Atenção Psicossocial e de Atenção à Pessoa com Deficiência, realiza a mobilização para a Campanha do “Agosto Verde”, que tem como objetivo conscientizar e chamar atenção para estes temas importantes à sociedade.

Em novembro de 2017, o governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei encaminhada pelo Poder Legislativo, que institui o mês “Agosto Verde”, dedicado a ações de combate e prevenção à depressão por meio do desenvolvimento de ações preventivas à integridade da pessoa. A depressão é um transtorno mental que interfere na vida diária do indivíduo e impossibilita a capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer, além de outras atividades.

Dados apontados em 2019 pelo IBGE, na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mostram que 10,2% (16,3 milhões) de brasileiros com mais de 18 anos sofriam de depressão. As regiões urbanas registram a maior prevalência de casos, e quando analisados por sexo, as mulheres eram as que mais sofriam e idosos entre 60 e 64 anos representavam a faixa etária com maior incidência.

Infelizmente, devido a pandemia do Coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já aponta aumento dos índices de suicídio e depressão devido à preocupação, medo, ansiedade, e associado a outros fatores como: a violência doméstica, fragilidade das redes de proteção e o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Por isso, neste mês, a Secretaria de Estado de Saúde traz à tona a importância do cuidado, de buscar ajuda profissional para tratamento oportuno. Quem está sofrendo com a depressão pode procurar ajuda nas unidades básicas de saúde do seu bairro ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no seu município. Há também o CANAL TELEFÔNICO DE APOIO EMOCIONAL E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO CVV – 188 (ligação gratuita) –  em que a pessoa pode conversar com alguém sobre seus sentimentos.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Já na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla instituída pela Lei Federal nº 13.585, acontece entre os dias 21 a 28 de agosto, quando também se comemora o “Agosto Verde”. A campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e a inclusão social de todos.

Desta forma, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, busca propiciar atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, desde a atenção primária até a sua reabilitação, incluindo a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando se fizerem necessários.

A SES apoia outras campanhas como o da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE Campo Grande) que realiza a campanha: “É tempo de transformar conhecimento em ação”, que tem como objetivo provocar o debate nacional levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária. Diversas ações estão programadas de 21 a 28 de agosto.

Estima-se que o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira, segundo o último CENSO realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

domingo, 22 de agosto de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/