CIDADES
INTERNACIONAL
sábado, 10 de julho de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

SES vai remanejar 41 mil doses da Janssen neste sábado; Campo Grande receberá 15 mil vacinas

 


Após campanha de vacinação em massa na fronteira, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que irá remanejar 41 mil doses da vacina Janssen neste sábado (10). Campo Grande, que recebeu 7,4 mil doses do imunizante na segunda-feira (5), receberá mais 15.125 vacinas da fabricante belga. 

Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, com o fim do estudo nas cidades da fronteira, 90% da população se vacinou e agora, a SES trabalhará na imunização de 100% daqueles moradores. E que as vacinas serão distribuídas igualitariamente à todas as cidades. Ele ressaltou que Campo Grande já recebe quase 40% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao estado.

O titular da secretaria relatou que esteve no Paraná nesta quinta-feira (8) e em encontro com as autoridades do estado, MS foi utilizado como referência na vacinação. “Mato Grosso do Sul está sendo modelo para outros estados pleitearem a vacinação a todos os municípios. Estamos muito orgulhosos”, pontuou.

Cidades devolvem doses de vacina

Corumbá é a maior cidade na fronteira de Mato Grosso do Sul. Conforme lista divulgada pelo Estado, inicialmente a cidade receberia 49,9 mil doses da vacina da Janssen. De acordo com o vacinômetro de Corumbá, foram devolvidas ao todo 15 mil doses de vacina. Além disso, o Governo do Estado já havia redistribuído o quantitativo de 20 mil doses do estudo para as outras 66 cidades de MS no início da semana. 

Agora, quem procurar vacina em Corumbá, ainda encontra. Depois de fazer levantamento, o município reservou algumas doses para quem ainda não compareceu. “O município ficou com algumas doses que serão aplicadas em quem não compareceu. Para quem tomou vacina da gripe e não podia tomar de covid, pessoas que estavam internadas, quem iria fazer aniversário. Ficamos com o remanescente, mas doses foram devolvidas e encaminhadas ao Estado”, explana a Prefeitura de Corumbá. 

Assim como as outras cidades contempladas pelo estudo, Porto Murtinho também devolveu parte das doses e encerrou a campanha de vacinação em massa na quinta (8). Segundo a Prefeitura, a cidade ficou com 250 doses e foram devolvidas 3,5 mil doses da vacina. “Recebemos 6.135 doses da Janssen, fizemos 2.310 doses”. 

Estudo previa sobra de doses

O estudo realizado na fronteira já previa que sobrariam doses nos municípios. O infectologista Julio Croda, que chefia o estudo, explicou que foi justamente por isso que 30% das doses estavam reservadas. 

“Foi justamente por conta disso que a secretaria [estadual de saúde] não enviou 100% [das doses] para o projeto nas fronteiras. Como o pedido de doses foi baseado na população segundo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), pode ser que parte da população, como trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades, tenha sido vacinada nesses grupos e não por idade”, explica o pesquisador. 

15 mil doses

Para se ter uma ideia, em média, Campo Grande vacina cerca de 10 mil pessoas por dia quando abre para novos públicos por faixa etária. Somente a sobra de doses de Corumbá seria suficiente para imunizar um grupo e meio de pessoas da Capital de Mato Grosso do Sul. 

Ao todo, mais de 50 mil doses devem 'sobrar' do estudo e ser redistribuídas, conforme quantitativo proporcional, aos outros 66 municípios que ficaram de fora da imunização em massa. 

Midiamaxnews

(*com Mylena Rocha)

sábado, 10 de julho de 2021

Adsense

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv