CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 15 de julho de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Em Campo Grande, cantor sertanejo produz tilápia em tanques suspensos

 


Produção de tilápia dentro de Campo Grande. Isso mesmo, a JJ Piscicultura está produzindo 100 toneladas de peixe em uma pequena propriedade com sistema de tanques suspensos. A equipe da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) conheceu o local nesta quarta-feira (14).

A piscicultura pertence a Jads Paulo Alves dos Santos, da dupla sertaneja com o Jadson. Ele investiu em 20 tanques suspensos para a produção dos peixes vendidos como juvenil ou para abate e está ampliando para chegar a 36 tanques suspensos.

O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck esteve na propriedade junto com a equipe técnica e informou sobre a política estadual de fomento à piscicultura, por meio do PROPEIXE (Programa Estadual de Fortalecimento da cadeia produtiva do peixe).

“Lançamos o Propeixe em 2020 para auxiliar produtores como este e assim ampliar a cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul. Aqui temos uma tecnologia de ponta na produção por meio dos tanques suspensos, que trazem uma série de benefícios para o produtor, como por exemplo usar pouco espaço e em qualquer lugar”, destaca o secretário.

Jads explica que a pausa nos shows devido a pandemia ajudou a dar mais atenção para a piscicultura. “Minha esposa participa ativamente dessa produção e conseguimos avançar neste período sem shows. Ficamos felizes com esse apoio técnico do Governo do Estado, pois as orientações nos ajudam muito no dia-a-dia”, afirma.

Propeixe

Entre os objetivos do PROPEIXE, está a simplificação de normas e procedimentos além da adequação da carga tributária sobre o produto visando maior competitividade. O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para os produtores, nos moldes do Precoce MS e Leitão Vida.

A partir do PROPEIXE, o Governo do Estado espera chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021, aumentando a capacidade de processamento para 37 mil toneladas no ano que vem. Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021, saindo dos atuais 58%.

O titular da Semagro também destacou que “o PROPEIXE traz uma política bem definida, com enfoque no emprego, renda, inclusão dos produtores e adoção de práticas sustentáveis de produção. Teremos o fortalecimento das nossas instituições, com um trabalho fundamental de capacitação técnica a ser realizado pela Agraer, avanços em questões sanitárias junto à Iagro e ao licenciamento ambiental, no Imasul”, finalizou.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/