CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 21 de maio de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Costa Rica goleia Comercial e é campeão sul-mato-grossense de futebol pela primeira vez

 


O Costa Rica Esporte Clube (Crec) é o campeão sul-mato-grossense de futebol de 2021, seu primeiro título em 16 anos de história. Líder isolado do grupo único, a Cobra do Norte precisava de um empate simples com o Comercial, em Campo Grande, na noite desta quinta-feira (20), para ficar muito perto do troféu. Isso porque, mais cedo, Operário e Dourados, adversários diretos na briga pela ponta da tabela, venceram seus compromissos e aqueceram a disputa.

A equipe do Bolsão, no entanto, goleou o Colorado por 4 a 1, no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), e colocou as duas mãos na taça com uma rodada de antecedência no hexagonal final. Apesar do placar elástico, o duelo foi equilibrado do apito inicial até o começo da segunda etapa. A vitória veio de virada. Na temporada 2022, o Costa Rica representará Mato Grosso do Sul na Copa Verde, Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Os gols

Os donos da casa endureceram o jogo e saíram na frente aos 22 minutos do primeiro tempo. Gabriel (“Biel”) aproveitou cobrança de escanteio e arrematou rasteiro, sem chances para o goleiro adversário. O Crec conseguiu igualar apenas no final da primeira etapa. O atacante Joãozinho, artilheiro disparado do campeonato, bateu firme a penalidade máxima, no canto superior esquerdo e estufou a rede.

No segundo tempo, a história foi outra. Após a expulsão do lateral comercialino Lucas Paulista, no minuto 20, a Cobra do Norte se impôs, explorou a superioridade numérica em campo e, consequentemente, os espaços deixados pelo oponente. Seis minutos depois, a bola foi alçada na grande área em arremesso lateral e, em jogada bate e rebate, sobrou para Welder, que a dominou no peito e finalizou à baliza sem deixá-la cair, indefensável para o goleiro Martins.

Goleador, Joãozinho deixou o dele na vitória decisiva do Crec no Morenão. (Foto: Vinicius Eduardo Photo)

Mal deu tempo de comemorar o gol da virada e Victor Adame, dois minutos na sequência (28’), ampliou para os visitantes. Dentro da pequena área, o meia pegou sobra da defesa e concretizou com facilidade para o fundo do gol. O camisa 10 ainda fez o quarto, aos 33 minutos. Livre de marcação, arriscou de fora da área e acertou o canto direito do arqueiro colorado: 4 a 1.

Mais cedo

A tarde desta quinta-feira (20) foi reservada aos confrontos dos dois únicos times que também lutavam pela taça. Só a vitória interessava para se manterem vivos em busca do título. E foi o que aconteceu. O vice-líder Operário bateu o Aquidauanense por 3 a 2 no Morenão e o Dourados também fez o dever de casa, ao derrotar o lanterna União/ABC por 2 a 1 no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). As equipes têm agora 17 pontos cada, só que o Galo mantém o segundo lugar por ter melhor saldo.

Campanha incontestável

O Costa Rica teve a melhor campanha geral do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2021, somando-se a primeira e a segunda fase. O clube costa-riquense tem uma derrota em 17 jogos disputados, além de mais de 80% de aproveitamento. O único revés aconteceu diante do Operário, com gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo (46’), no Morenão, pela terceira rodada do hexagonal final.

A agremiação da Capital Estadual do Algodão também é dona da melhor defesa, com seis gols sofridos e divide o melhor ataque com o Operário, com 33 gols assinalados. Destes, 15 (45,5% dos tentos) foram marcados pelo atacante Joãozinho, artilheiro isolado da competição e também goleador recordista nesta temporada brasileira, entre todos os campeonatos estaduais e regionais.

A Cobra do Norte fez do Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão) sua fortaleza. Dentro de casa, o clube não sabe o que é perder: de oito partidas, venceu sete e empatou uma. A equipe do Norte do estado pode manter essa invencibilidade em seus domínios contra o União/ABC, na última rodada, em confronto marcado para as 15 horas de domingo (23). Na partida, para cumprir tabela, também haverá a entrega do troféu de campeão sul-mato-grossense.

Os outros dois jogos da décima rodada ocorrerão no mesmo dia e horário. O Operário recebe o Dourados no Morenão, embate que definirá o segundo colocado do Estadual, competição que tem como principal fomentador o Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O Aquidauanense, quinto colocado, encara o Comercial no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza (Noroeste), em Aquidauana, e pode tomar a quarta posição do time de Campo Grande, caso vença.

Com campeão definido, veja como fica a classificação do hexagonal final a uma rodada do fim:

ClassificaçãoPJVEDGPGCSG
1 – Costa Rica EC22971119415
2 – Operário FC1795221410 4
3 – Dourados AC179522107 3
4 – EC Comercial992341015-5
5 – Aquidauanense FC792161012-2
6 – CE União/ABC49117722-15

 Legenda: P - pontos ganhos; J - jogos disputados; V - vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Divulgação/Crec

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Adsense

Paulinha

http://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv