CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 23 de maio de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Consumo de carne no Brasil cai ao menor nível em 25 anos

 


O consumo de carne bovina entre brasileiros caiu para o menor nível em 25 anos, de acordo com dados do governo, que calcula a disponibilidade interna do produto subtraindo o volume exportado da produção nacional. 

Não bastasse a perda de renda da população, os preços de cortes bovinos dispararam, na esteira de valores recordes da arroba do boi gordo, limitando o consumo interno, enquanto a China, aproveitando a alta do dólar, importa como nunca carnes do Brasil. 

Agora, cada brasileiro consome 26,4 quilos desta proteína ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019, quando ainda não havia crise sanitária. Este é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Só nos primeiros quatro meses do ano, o consumo per capita de carne bovina caiu mais de 4% em relação a 2020, estima a Conab.


A alta da carne bovina levou o brasileiro a procurar opções mais baratas, incluindo frangos e suínos. Além disso, o consumo de ovos, que o Brasil quase não exporta, chegou ao maior nível em 20 anos.

O problema é que o preço do ovo subiu 14% em abril por causa da alta dos custos na ração das galinhas. Para aumentar o lucro, produtores recorrem à exportação.

O aumento no preço do ovo ocorre principalmente por causa da elevação do preço da ração, a soja, que no mesmo período do ano passado era vendida por R$ 95, hoje ultrapassa os R$ 170. Já o preço do milho dobrou em um ano. 

E não é apenas a ração que ficou cara, as embalagens também, com uma alta de 70%.

De acordo com o IBGE, o preço das carnes em geral subiu 35% no país nos 12 meses até abril, mais que cinco vezes o próprio IPCA no período. 

No caso da arroba do boi, o preço subiu mais de 50% na comparação com o mesmo período de 2020, operando atualmente em cerca de 305 reais, um pouco abaixo da máxima história registrada em 2021, segundo dados do Cepea. 

Os frigoríficos lidam ainda com uma cíclica diminuição da oferta de animais para abate.

domingo, 23 de maio de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/