CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 5 de março de 2021
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Coxim: Vacinação de ex-candidata a vereadora e recepcionista do Regional gera indignação.

 

Mensagem foi compartilhada pela rede social 

A ex-candidata a vereadora em Coxim pelo PSL, Ilza Schutz, além de outros funcionários do administrativo do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura Silva, foram vacinados esta semana, antes de grupos prioritários como o de pessoas com comorbidade. A situação, mesmo que regularizada, gerou indignação e críticas na cidade.  

Em contato com Ilza, de 34 anos, que trabalha no setor de contabilidade do hospital fomos informados que a situação é normal e necessária. "Não é porque estamos no setor administrativo que não corremos os mesmos riscos. Não fui só eu que tomei, todo mundo aqui tomou. Agora por exemplo estou no corredor onde todo mundo passa, não temos contato direto apenas com os pacientes, mas com todo o resto sim", disse.

Últimas notícias

Outro funcionário, dessa vez da recepção, comemorou a vacinação em sua rede social. "Estou desde o início da pandemia na linha de frente da Covid-19, e embora a vacina não consiga atender toda a população de imediato, alegro-me por desfrutar dessa proteção. Espero de coração que haja resultados positivos dessa experiência, que a população seja vacinada na sua totalidade, e que a gente vença de uma vez por todas essa maldita doença", Luciano Alves. A alegria não é compartilhada pela maioria indignada com idosos, fora da idade da faixa de vacinação atual, mas com comorbidades, sendo mandados para casa sem tomar a dose.  

"É de cortar o coração, hoje mesmo chegou uma senhora chorando pedindo vacina para o marido que é cardíaco, mas como ele só tem 72 anos e não está na faixa de vacinação dessa remessa, tive que a mandar para casa e é assim todo dia. Nós ficamos muito mal e pedimos para voltarem daqui uns 15 dias, torcendo para que o grupo seja priorizado", contou uma funcionária do Hospital Regional que preferiu não se identificar.  

"Não seria mais justo vacinar pessoas com comorbidades e a faixa etária entre 60 e 79 anos para vacinar administrativos da Secretaria de Saúde e do Hospital Regional de Coxim?", indagou um leitor.  

Questionado, o coordenador de vigilância epidemiológica e imunização, willian Pompilio informou que o calendário segue o Protocolo de Vacinação do Ministério da Saúde, que garante doses a esses trabalhadores.  

"Nós começamos vacinando os profissionais da saúde da linha de frente, acamados acima de 80 anos, idosos acima de 80 anos e também os trabalhadores da área da saúde em geral, incluindo os administrativos. A recomendação é priorizar os que tem mais de 60 anos, mas como a maioria dos nossos funcionários tem menos que isso, as doses também foram transferidas a eles", explicou.  

A situação também foi questionada pela Câmara Municipal da cidade. O vereador Abilio Vaneli chegou a fazer um requerimento no Ministério Público solicitando ampla transparência nos portais de comunicação do município, que segundo ele, não estão claras.  

"Os nossos números não batem com os que são informados pelo Governo do Estado. Nós pedimos a ampla divulgação desse cenário, inclusive a lista de pessoas já vacinadas e a publicação do Plano Municipal de Vacinação para que as pessoas não tenham essas dúvidas, porque se você ouvir isso sem saber que é uma recomendação, realmente é revoltante. Nós estamos vivendo um momento de muitas incertezas e isso só reforça o sentimento", concluiu.  

Na manhã desta quarta-feira (3), Mato Grosso do Sul ainda recebeu mais 27.800 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Destas doses, 370 foram destinadas a Coxim .

Com a sexta remessa, o Estado contabiliza 251,5 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 recebidas.

 

 
 

Retrospectiva

A primeira remessa foi entregue a Mato Grosso do Sul no dia 18 de janeiro, com 158.760 doses da Coronavac.  

A segunda remessa foi no dia 24 do mesmo mês, quando 22 mil doses da vacina de Oxford chegaram ao Estado, 9.340 para a Capital.

A terceira remessa, com 10.200 doses da Coronavac, chegou no dia seguinte.  

A quarta remessa chegou no dia 7 de fevereiro, foram 32 mil doses encaminhadas aos municípios para aplicação da primeira dose e da segunda dose em pessoas com mais de 80 anos que receberam a vacina Coronavac.

A quinta remessa trouxe 35.700 doses para o Estado, em 24 de fevereiro. Na ocasião, foram recebidas 22.500 doses da vacina AstraZeneca/Oxford vindas da Índia e outras 13.200 doses da Coronavac.

Boletim Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul atingiu nesta quinta-feira (4) 185.112 confirmações de Covid-19, desde o início da pandemia. As mortes já contabilizam em 3.393. Recuperados já somam em 172.455.

Nas últimas 24 horas foram registrados 19 mortes e 995 casos. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de hoje.

Correio do Estado

sexta-feira, 5 de março de 2021

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/