CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde de Mato Grosso: Município supera crises e avança forte no desenvolvimento

 

Aérea noturna de Rio Verde-MS- Foto: Gabriel Monteiro

O município de Rio Verde de Mato Grosso-MS, vive sem dúvida nenhuma o melhor e maior momento de desenvolvimento da sua história. A cidade, distante a 220 km de Campo Grande, tem absorvido bem os efeitos do desemprego que afetou muitas cidades no Brasil.

Apesar da economia nacional estar desacelerada, a cidade que tem cerca de 20 mil habitantes, tem mostrado seu potencial e uma grande vantagem competitiva que é seu posicionamento geográfico. Cortada pela BR-163 que une o sul ao norte do país, o município é um dos destinos turístico do estado, e por conta de uma forte ação de articulação política por parte da atual administração municipal, grandes empresas do varejo nacional e regional estão instalando suas operações na cidade.

Recentemente, grandes redes de varejo como Casas Bahia, Lojas Americanas e até uma agência de uma cooperativa financeira-Sicredi, iniciaram atividades na cidade, ofertando mais de 130 empregos direto, mudando positivamente o novo portfólio da cidade.

Unidade da Loja Americanas em Rio Verde de Mato Grosso_MS, uma gigante do varejo nacional, que também acredita no potencial do município

Além disso, no setor de indústria, três grandes empresas juntas investirão mais de 100 milhões em dois empreendimentos na área da suinocultura e outra que adquiriu recentemente uma planta frigorífica que estava desativada no município e estão em fase final de construção e reforma, o que aumenta a perspectiva da população na questão de geração de emprego e renda no município, e certamente, irá ampliar as matrizes econômicas do município.

Serão mais de 5 mil fêmeas alojadas, naquela que será uma das mais modernas unidades de produção de suínos do País.

Já no setor público, a atual administração municipal que tem atuado fortemente em ações de interlocução para atrair esses empresas a investirem no município, está fazendo o dever de casa, com implementação de políticas públicas voltadas aos interesses da população, e através do CIAT-Centro Integrado do Trabalhador/Funtrab, capacita e seleciona as vagas ofertadas no município pelas empresas que são contactadas pela gestão. 

Graças aos esforços do Ciat neste ano mais de 1.000 novas vagas de trabalhos foram ofertados no município

Crescimento da infraestrutura regional

Em 2019, um importante pacote de obras e serviços de infraestrutura na área de transportes, está implantando e pavimentando a BR-419/MS, que é uma importante ligação entre as regiões norte e sudoeste do estado, a rodovia conecta a BR-163, em Rio Verde com a BR-262 no município de Aquidauana e sua pavimentação abre uma nova rota turística e de escoamento da produção agropecuária do estado.

Para que essas novas empresas cheguem, se instalem e cresçam no município, é importante que a cidade continue oferecendo uma infraestrutura melhor. Na área política, uma das contribuições da atual administração, foi preparar o município para o recebimento de verbas e recursos federais com a retirada do nome do município do CAUC-
CAUC-Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Quando a Rodovia estiver pronta, vai "economizar 8 mil km", que deixarão de ser percorridos pelos produtos brasileiros para chegar ao oceano Pacífico.

Economia movimentada

Outro reflexo do crescimento econômico de Rio Verde de Mato Grosso, é a injeção financeira decorrente do pagamento rigorosamente em dia adotado como programa de governo pela atual administração que está no final de duas gestões no município, pois esse valor é recebido pelos servidores públicos municipais e faz girar a economia da cidade.

Essa convergência de trabalhos do governo local, estadual e federal, reflete-se na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes que, aliada a sua vocação natural para o turismo, pode se transformar num hub de negócios e conectar-se com várias cidades ao seu redor. O município, além de ter vários acessos ao Pantanal, será também a porta de acesso à Rota Bioceânica, também em implantação no estado de Mato Grosso do Sul.

Nos últimos quatro anos, a cidade passa por uma grande transformação com a vinda dessas grandes empresas, diminuindo o desemprego e gerando riqueza para a cidade. Segundo dados do Caged-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de 2016 a 2020 cerca de mil vagas foram ofertadas por meio desse conjunto de ações articuladas.

Isso tudo impulsionado por muitas obras de infraestrutura, como asfaltamento, ampliação da rede de água e esgoto, reformas e ampliação e melhoria na estrutura física da rede municipal de educação, saúde e Assistência Social, com investimentos de já ultrapassam mais de 50 milhões nos últimos anos por parte do governo estadual.

O município também está investindo em infraestrutura urbana para acompanhar o desenvolvimento regional

Fonte: Victor Currales

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/