CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 2 de junho de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Gigantescos enxames de gafanhotos invadem a África Oriental novamente


Gafanhotos-do-deserto surgem quando áreas secas ficam alagadas pela chuva, pois buscam solo úmido e arenoso para depositar seus ovos, próximo de uma vegetação que possa alimentar as ninfas de gafanhoto até que as asas se desenvolvam o suficiente para que consigam voar em busca de alimento.Normalmente, quando os gafanhotos têm espaço para se dispersar, eles evitam contato entre si. Contudo, em circunstâncias favoráveis, as populações de gafanhotos-do-deserto podem se multiplicar 20 vezes a cada três meses. As aglomerações causadas devido ao aumento da taxa de reprodução desencadeiam uma mudança de comportamento. Quando não estão mais solitários, eles se transformam em criaturas sociais ou “gregárias”, formando grandes enxames.

Condições de proliferação e migração não foram somente favoráveis, mas ideais. Em 2018 e 2019, uma série de ciclones, que os cientistas atribuem a mares com temperaturas excepcionalmente quentes, chegou ao Oceano Índico e alagou um deserto arenoso na Península Arábica conhecido como Quarteirão Vazio. Em seguida, o número de gafanhotos aumentou subitamente.

“Geralmente, achamos que os desertos são ambientes inóspitos e com baixa produtividade, o que de fato ocorre na maior parte do tempo”, diz Dino Martins, explorador da National Geographic, entomologista, biólogo evolucionista e diretor executivo do Centro de Pesquisa Mpala, no norte do Quênia. O centro está trabalhando para sequenciar o genoma do gafanhoto-do-deserto e descobrir quais fatores ambientais e genéticos podem transformar os gafanhotos de solitários em gregários. “Em condições ideais [no deserto], eles podem mudar e passar a ter maior atividade biológica. É basicamente o que estamos presenciando agora”, diz ele.

terça-feira, 2 de junho de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/