CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 7 de junho de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Covid: secretários estaduais lançam site paralelo após Saúde ocultar dados.


Os secretários estaduais lançaram hoje um site oficial com dados completos sobre a pandemia do coronavírus, a partir de registros de cada estado. Diferentemente dos dados entregues pelo governo federal, o portal será atualizado diariamente às 18h.

João Gabbardo, ex-secretário executivo do então ministro Luiz Henrique Mandetta e atual chefe do centro de combate à covid-19 em São Paulo, confirmou ao UOL que o portal reunirá dados de todos os estados brasileiros. Segundo os dados mais recentes, de hoje, o Brasil tem 690.928 casos confirmados — 18.082 de ontem para hoje. Já o número de mortes chegou a 36.437, sendo que 507 foram notificados nas últimas 24 horas.

A iniciativa vem após uma semana marcada por inconsistências do governo federal, que alterou e atrasou a forma de divulgação dos índices da covid-19, apresentou estatísticas incompatíveis com a dos estados e passou a omitir históricos e dados consolidados referentes ao combate à doença.

A mudança de horário, inicialmente divulgada como um "atraso por problemas técnicos", passou a ser justificada pela "necessidade de checagem de informações".

Em um primeiro momento, na quinta (4), ninguém do ministério soube explicar a situação em uma entrevista coletiva sem a presença do ministro interino, Eduardo Pazuello. Na sexta (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi mais explícito ao sugerir que o atraso era intencional. "Acabou matéria no Jornal Nacional", disse.

Ontem, o site oficial da covid-19 foi atualizado com menos informações do que costumava ter. Um dia após ser tirado do ar para uma "manutenção" não anunciada, o balanço da pandemia deixou de reunir números consolidados sobre a doença e o histórico de sua evolução desde o primeiro caso brasileiro.

Consequentemente, o site da conceituada Universidade Johns Hopkins, uma das referências mundiais de acompanhamento da situação dos países contra o novo coronavírus, passou a mostrar dados defasados da situação brasileira.

Uol

domingo, 7 de junho de 2020

Adsense

Paulinha

http://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO

http://picasion.com/

FIQUE EM CASA

http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv