CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 24 de maio de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Movimento alerta empresas sobre anúncios em sites com fake news


Criado nesta semana, o perfil brasileiro do movimento Sleeping Giants já está fazendo barulho entre anunciantes e políticos. Inspirado no modelo norte-americano, a iniciativa foi criada para alertar empresas sobre a veiculação de anúncios automáticos em sites extremistas ou que contenham notícias falsas.

Em apenas uma semana, o movimento conseguiu a promessa de retirada de anúncios de pelo menos 5 empresas que faziam propaganda no site Jornal da Cidade Online, acusado de publicar notícias falsas e informações distorcidas. O perfil do movimento no Twitter alcançou 100 mil seguidores em apenas 5 dias, depois de ter sido divulgado por personalidades como o influenciador Felipe Neto e o apresentador Luciano Huck.

Dell, rede Telecine, Submarino e Banco do Brasil foram algumas das primeiras empresas a retirar anúncios de veiculação a partir das denúncias do movimento. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul ordenou a exclusão de anúncio publicitário da Corte que estava sendo veiculado no Jornal da Cidade Online. O Telecine, primeiro anunciante a responder diretamente ao perfil, anunciou que já havia pausado a campanha denunciada e que iria "analisar todos os portais que estão veiculando o anúncio". "Somos totalmente contra a disseminação de fake news e precisamos, juntos, combatê-la", disse o canal em sua rede social.

A Dell, por sua vez, informou que solicitou a retirada dos anúncios automáticos assim que recebeu essa informação, além de declarar que "repudia qualquer disseminação de notícias falsas".

A Samsung, por sua vez, disse que reitera seu "compromisso ético com a transparência e reforço que não compactua com a disseminação de notícias falsas", mas não avisou se retiraria a publicidade do site.

O perfil do Submarino na rede afirmou que "bloqueou o site em questão" e que "está tomando providências para que também saia de outros semelhantes". A empresa ainda pede que seja avisada caso o perfil encontre outros anúncios semelhantes.

O Banco do Brasil "agradeceu o envio da informação" e comunicou "que os anúncios de comunicação automática foram retirados e o referido site bloqueado", além de declarar que repudia "qualquer disseminação de fake news".

O anúncio do banco estatal irritou o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos/RJ), que publicou em seu Twiter que o "marketing do Banco do Brasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas".

Já o chefe da Secretaria Especial de Comunicação do governo federal (Secom), Fabio Wajngarten, também criticou o movimento na rede social.

"Os jornais independentes são muito importantes e devem ser valorizados no exercício da liberdade de expressão. Agora tenho a certeza, a julgar pela turma que está esbravejando contra, de que o Jornal da Cidade Online faz um trabalho seríssimo. As máscaras estão caindo".

Em resposta ao influenciador bolsonarista Leandro Ruschel, Wajngarten afirmou que "nem toda a comunicação do que é público depende de nós", mas que já estaria "contornando a situação":

O Jornal da Cidade Online usa um tipo de sistema muito comum em quase todos os sites, chamado "mídia programática". A ferramenta permite que empresas veiculem seus anúncios a partir dos dados dos usuários. Os sites, assim, recebem por visualizações e cliques em anúncios exibidos em suas páginas.

Como funciona a mídia programática

"É importante esclarecer que a grande maioria das compras de publicidade programática acontece de forma automatizada e em tempo real, sem necessariamente a escolha de um site específico onde o anúncio irá aparecer. O foco dos anunciantes é selecionar audiências de interesse e impactar estes usuários pelos distintos canais onde eles estejam", declara Bruno Rebouças, diretor geral da empresa MightyHive.

Para o executivo, muitas vezes, o anunciante sequer sabe que está ali. "O que acontece, provavelmente, é que o site disponibiliza seu inventário de anúncios para as redes de programática e o usuário da campanha estava navegando naquele ambiente", diz.

Segundo Bruno, as marcas podem criar uma lista de sites indesejados, também chamada de blacklist. "Uma blacklist é basicamente uma lista de sites ou aplicativos indesejados que deve ser excluída de toda a compra. Essa lista é totalmente dinâmica, e que os responsáveis pela estratégia de mídia devem estar frequentemente incluindo novas propriedades para exclusão, já que novos sites surgem diariamente", afirma.

domingo, 24 de maio de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/