CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Agropecuária pode levar MS ao 3º maior crescimento do País em 2020



Levantamento aponta que Mato Grosso do Sul está entre os 12 estados que devem recuperar neste ano o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) existente em 2014, véspera da crise econômica que atingiu a economia do País. Os dados da empresa Tendências Consultoria Integrada, mostram que os estados com economia baseada na agropecuária exibem os maiores índices de crescimento no período (2015 a 2020): Mato Grosso 12,6%, Roraima 11,6% e Mato Grosso do Sul 8,8%.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado com maior capacidade de recuperação do PIB e isso se deve aos fundamentos de nossa economia. “O agronegócio sofreu muito com a crise e tem apresentado uma recuperação exuberante. Colhemos safra recorde de milho ano passado, nesse ano teremos safra recorde de soja. Além disso, cabe destacar a diversificação das atividades com retomada da produção sucroenergética, do eucalipto, e o PIB da agroindústria que também contribuiu muito”, analisou.

Além da agropecuária, o índice positivo de Mato Grosso do Sul se deve a política de desenvolvimento econômico, com o fomento à modernização, uso da ciência e tecnologia e as medidas como as reformas administrativa e previdenciária e a renegociação de contratos e da dívida, apontou a gestão estadual.
Segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) só foi possível superar a dificuldade e continuar a fazer obras importantes para a população durante a crise por conta de medidas duras e impopulares. “Eu enfrentei aqui pautas extremamente duras, mas necessárias. Quem governa tem que ter coragem para enfrentar, mesmo sendo impopulares, para conseguir fazer mais do que apenas pagar o salário do funcionalismo, a despesa previdenciária e o serviço da dívida. Graças as medidas que tomamos conseguimos fazer entregas. O Valor Econômico colocou o estado como quarto em investimento. E o que vale para a população é investimento. É saúde, educação, segurança, infraestrutura”, diz.
Conforme estudo da Semagro, em 2015, quando o Brasil entrou em crise, o PIB de Mato Grosso do Sul teve queda de -0,27% e no ano seguinte -2,63%. A partir de 2017 teve início a recuperação com  crescimento de 4,88%. Para 2018 o índice previsto é de 2,86%, mais 2,23% em 2019 e 3,36% em 2020.
Como o levantamento é uma projeção, o secretário Jaime Verruck lembra que alguns percalços podem produzir resultados frustrantes. “Há uma possibilidade de crise do comércio mundial em decorrência do surto de coronavírus que pode levar a uma retração de consumo pela China. Esse é a ameaça mais visível que pode comprometer a expectativa de crescimento da economia nacional”, observa.
A situação no País não é a mesma, a queda acumulada do PIB foi de 6,9%. Mesmo com previsão de crescer 2,1% em 2020, ainda assim o volume da economia do Brasil estará 1% abaixo do patamar que tinha em 2014, e esse resultado deve-se, sobretudo, aos estados das regiões Sudeste e Nordeste que ainda sofrem o impacto da crise. Com todo crescimento acumulado o PIB do Sudeste deve ficar 2,9% menor que o nível pré-crise e o do Nordeste, -3,9%.
Conforme o Estadão Conteúdo, a região Centro-Oeste foi a que menos sofreu durante a crise econômica, beneficiada pelo câmbio desvalorizado e pelo avanço da agropecuária. Apenas Goiás, que ainda vive crise fiscal, continuará abaixo do nível de crescimento de 2014.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/