CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Santa Casa investiga 1º caso provável de coronavírus e jovem fica 10h isolado


Um jovem de 21 anos foi o 1º "caso provável" de coronavírus em Mato Grosso do Sul. O rapaz deu entrada ontem na Santa Casa de Campo Grande, às 8h15, com histórico de dores musculares, tosse seca, sensação de febre e falta de ar ao fazer exercício. Aos médicos, contou que teve contato com amigo que viajou à China nos últimos 15 dias, por isso acendeu o alerta na equipe médica.Segundo a Santa Casa, a suspeita foi afastada no mesmo dia, depois de o jovem passar por exames complementares. No período em que ficou no hospital, permaneceu em isolamento para vigilância epidemiológica, seguindo protocolo determinado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O paciente foi liberado às 20 horas de quarta-feira (29), após 10 horas em isolamento, porque "após a finalização dos exames e avaliação dos especialistas foi descartada a suspeita para coronavírus", reforça a Santa Casa. 
O hospital explica que a primeira classificação de paciente com sintomas é de "caso provável" e depois de exames laboratoriais as secretarias de saúde são notificadas, para que então seja enquadrado como "caso suspeito". No episódio do rapaz de 21 anos, a notificação não ocorreu porque o coronavírus foi refutado após os testes. 

Infectologista da Santa Casa, Priscila Alexandrino. (Foto: Marcos Maluf)Infectologista da Santa Casa, Priscila Alexandrino. (Foto: Marcos Maluf)
Quarto de isolamento do Prontomed da Santa Casa (Foto: Marcos Maluf)Quarto de isolamento do Prontomed da Santa Casa (Foto: Marcos Maluf)
Reunião - O caso foi teste para o primeiro teste para o hospital. Na manhã desta quinta-feira, ocorreu a primeira reunião do "Comitê de Contingenciamento", criado pela Santa Casa, para estabelecer estratégias e diretrizes para atendimento de casos prováveis e suspeitos de Coronavírus.
Participaram da conversa, profissionais de serviços de controle hospitalar, além de coordenadores das equipes médica, de enfermagem e fisioterapia da Santa Casa. 
A infectologista Priscila Alexandrino lembra que os sintomas que devem ser observados pela população são os mesmos de qualquer vírus da gripe, como tosse e febre. O alerta é para que as pessoas evitem, inclusive, viagens internacionais e adotem pequenos cuidados, como lavar as mãos com frequência e usar álcool gel.
Cercado - No Brasil, já são nove casos suspeitos de coronavírus, distribuídos por 6 estados, 3 deles fazem divisa com o estado: Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Também integram a lista Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará. O governo do Paraguai também divulgou ontem que investiga um caso no país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul. 
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/