CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde: Em post no facebook, moradora se revolta com descarte de lixo em terreno baldio.



O Ecoponto instalado na Avenida Américo de Souza Brito, recebe diariamente a visita de moradores que procuram o local para realizar o descarte correto de caixas de papelão, isopor e objetos e materiais que não funcionam mais, no entanto, há aqueles que preferem agredir a natureza e eliminar os lixos nos terrenos baldios e nas matas aos redores.
Uma cidadã rio-verdense, reclamou em sua rede social, (facebook), sobre pessoas que descartaram lixo num terreno por onde se dirigia para seu trabalho. "Logo de manhã me deparei com essa situação (Lixo descartado), ao sair de casa pra trabalhar, plena quinta-feira 6:50 da manhã.
Ela postou indignada: “Ontem era dia de coleta do lixo reciclável, se perdeu o horário, poderia ir a pocas quadras em frente ao mercado Ponto Certo existe um ponto de coleta, já que não possa guardar em casa por mais uma semana né”.
A  moradora ainda alertou sobre  possíveis consequências sobre o descarte errado do lixo. “ Estamos em dias de chuvas constantes com sol, clima perfeito pra proliferação do mosquito Aedes aegypti, aquele responsável pela dengue, chicungunha, e outras doenças que causam até mortes. Aí você reclama que o PSF não atende, vc reclama que o hospital está lotado, aí vc reclama que não tem fumacê, vc reclama que não tem medicamentos, vc reclama que tem escorpiões, vc reclama que chove e alaga tudo, mas o que vc fez com seu mundo ?
Não estou aqui levantando nenhuma bandeira política, estou defendendo minha família, já que o responsável por isso não defende nem mesmo a si próprio.
Não acredito que quem fez isso seja de longe, mas seja de qual região da cidade for, saiba que o mosquito voa e se multiplica.
Enquanto existir seres humanos assim, com pensamentos assim, a vida estará em risco, não adianta culpar o poder público. Precisamos mudar nossa forma de viver e assim mudar o poder, devemos ter a consciência que a mudança vem e começa de nós, enquanto isso não acontecer, será difícil. Temos em nossas mãos a chave para mudar o mundo, precisamos apenas nos conscientizar disso. Vamos ser fiscais de nós mesmo. Não basta atirar pedra no telhado alheio, se o nosso for de vidro”, concluiu ela na postagem em sua pagina do facebook.


Fiscalização, crime ambiental e multa
A Assessoria Especial de Meio Ambiente explicou que o descarte do lixo é de competência do gerador e disse que a prefeitura tem atuado nas fiscalizações para impedir que os descartes irregulares de lixo aconteçam pela cidade e pediu ajuda da população para identificar os infratores.
“A identificação poderá ser através de fotos do veículo, placa, nome da empresa ou qualquer outro detalhe que identifique a origem. Esse tipo de prática configura crime ambiental, portanto, deve ser denunciada. Destacamos que nos casos onde o cidadão presenciar rotineiramente o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios ou margens de córregos, o mesmo deverá denunciar.

Descartar lixo irregularmente configura em crime ambiental em quem for flagrado será autuado e poderá ser multado.

Recém-inaugurado
No mês de outubro de 2019, Ecopontos Itinerantes, foram instalados pela Prefeitura Municipal de Rio Verde de MT-MS, através da Assessoria Especial de Turismo e Meio Ambiente em parceria com a Associação CATAVERDE.

O que é Ecoponto?
É um espaço disponibilizado para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas.
Conforme a Assessora Especial de Turismo e Meio Ambiente, Drª Vanusa Lopes da Silveira, a Implantação de Ecopontos além de ajudar a manter a cidade limpa ajuda na separação correta do lixo. Nos Ecopontos podem ser depositados plásticos, latinhas, papelão e plásticos. Esse projeto tem como finalidade a separação correta dos materiais e motivar em especial as novas gerações no respeito ao meio ambiente.


quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/