CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Militares brasileiros perdem primeiras batalhas no conflito entre EUA e Irã


RESUMO DA NOTÍCIA

  • Enquanto Itamaraty encabeça apoio a Trump, Forças Armadas perdem espaço com Bolsonaro
  • Militares não tiveram sucesso ao tentar evitar manifestação de apoio do Brasil a um dos lados do confronto
  • Generais e técnicos da área econômica chegaram alertar para riscos geopolíticos e de prejuízo comercial
  • Generais e técnicos da área econômica chegaram alertar para riscos geopolíticos e de prejuízo comercial
  • Em encontro com ala militar, Bolsonaro disse que não pretende colocar numa "aventura"
Desde que se iniciou a escalada do conflito entre os Estados Unidos e o Irã, o Ministério das Relações Exteriores tem liderado a formulação da política brasileira em apoio ao governo de Donald Trump. Contrários ao envolvimento brasileiro no episódio, os militares perderam força perante o presidente Jair Bolsonaro.
A relação entre Estados Unidos e o Irã, que já não era boa, tornou-se crítica no último dia 2 devido ao assassinato do general iraniano Qassim Suleimani por forças militares norte-americanas durante um ataque ao aeroporto de Bagdá, no Iraque. Em casos internacionais como este, é normal que o Itamaraty siga à frente das negociações — mesmo com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de recesso fora do país.
No entanto, nos bastidores, os militares tentaram tomar a frente junto ao presidente, para evitar manifestações de apoio do Brasil a qualquer dos lados do conflito. Não conseguiram.
Publicamente, o Brasil é um dos países que mais têm apoiado a ação de Trump. Quando indagado sobre possíveis exageros nas atitudes do mandatário dos EUA, Bolsonaro declarou que não tecerá críticas ao presidente norte-americano.
No dia seguinte ao ataque, o Itamaraty soltou nota manifestando apoio explícito aos Estados Unidos e deixando de lado uma neutralidade mais costumeira no histórico da diplomacia brasileira.
Generais e técnicos da área econômica com acesso ao presidente chegaram a aconselhá-lo sobre os riscos geopolíticos e de prejuízo comercial com o alinhamento automático. Mas nem por isso Bolsonaro voltou atrás.
Bolsonaro participa de cerimônia das Forças Armadas no Planalto - Evaristp Sá - 9.dez.19/AFP
Bolsonaro participa de cerimônia das Forças Armadas no Planalto
Imagem: Evaristp Sá - 9.dez.19/AFP
Na segunda, autoridades iranianas convocaram a encarregada de negócios da Embaixada do Brasil no Irã, Maria Cristina Lopes, a prestar esclarecimentos. Na linguagem diplomática, a atitude é vista como uma repreensão.
Bolsonaro diminuiu a importância do episódio. Disse ontem à imprensa que a medida é um "direito deles, como é meu também" e que uma eventual ação recíproca será discutida quando Araújo retornar ao Brasil.
O Itamaraty ainda instruiu oficialmente diplomatas brasileiros que não compareçam a cerimônias em homenagem a Suleimani, segundo circular obtida pelo jornal Folha de S.Paulo.
O acúmulo desses fatos deixou os generais brasileiros apreensivos. Na semana passada, o UOL mostrou que os militares já estavam descontentes com um envolvimento maior do Brasil na briga.
Para piorar, o governo havia aceitado sediar no Brasil um encontro entre aliados militares dos EUA para debater a situação no Oriente Médio e no Golfo. A realização da conferência está prevista para daqui a quatro semanas, nos dias 5 e 6 de fevereiro, e deverá servir como mais uma manifestação de apoio a Trump.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/