CIDADES
INTERNACIONAL
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Infestação de lagartas em pastagens de Rio Verde.



Uma praga tem aparecido nas propriedades rurais de Rio Verde e tirado o sono dos proprietários. Trata-se de uma espécie de lagarta que destrói o capim e está atingindo desde pastagens na região do cerrado, como no pantanal.
De acordo com o engenheiro agrônomo Rodrigo, a infestação da lagarta do cartucho Lagarta Spodoptera, no município foi fora da realidade. O ataque da lagarta foi detectado em várias áreas de Rio Verde como na Colônia Paredes, assentamentos fama, agriverde e também no pantanal.
 “É comum nessa época de início das chuvas esse tipo de aparecimento, as condições de clima quente e com chuvas esparsas tem contribuído para o aumento da população desta praga e consequente dano causado por ela, mas foi numa proporção alarmante e em algumas propriedades foi contada 12 a 15 lagartas por metro quadrado em Rio Verde.
Caso o produtor já identifique a presença dessas plantas em sua lavoura, a pulverização é necessária. Mesmo assim, a escolha do produto vai variar de acordo com o desenvolvimento da praga. Para estágios ainda iniciais, são recomendados os reguladores de crescimento. Alguns produtos que podem ser usados são Lufenurom, Novalurom, Espinosade e Metomil.
O veneno não deixa resíduos por isso o único cuidado é retirar o gado da pasto no dia da aplicação.
“É importante iniciar o controle da lagarta logo que perceber o surgimento, senão ela vai comendo as plantas e atrasando o ciclo de crescimento da pastagem”, apontou.
Já no caso de alta pressão, ataque e alta presença das lagartas, alguns produtos de choque devem ser usados, como Metomil e Cloropirifos.

Culturas afetadas pela lagarta-do-cartucho
Além de atacar fortemente a cultura do milho, a praga também é vista em culturas de algodão.
Além disso, essa lagarta pode ser encontrada nas seguintes culturas:
Acelga, Agrião, Alface, Alfafa, Almeirão, Alstroemeria, Amendoim, Arroz, Arroz irrigado, Arroz sequeiro, Aveia, Batata, Boca de Leao, Brócolis, Cana-de-açúcar, Cenoura, Centeio, Cevada, Chicória, Côco, Couve, Couve-flor, Crisântemo , Espatifilo, Espinafre, Feijão, Fumo, Gérbera, Gipsofila, Lisianthus, Mamona, Mandioca, Maracujá, Milheto, Mostarda, Pastagens, Pimenta, Pimentão, Repolho, Rosa, Rúcula, Seringueira (Floresta implantada), Soja, Sorgo, Stevia, Todas, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico, Tomate, Trigo, Triticale.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/