CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 19 de novembro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Único no Brasil, encontro de amigos de infância do Perdigão completa 3 anos

Não existe no Brasil nada parecido. Um grupo de pessoas, antigos moradores de um pequeno distrito do Mato Grosso do Sul, distante 180 km da Capital, Campo Grande, que se encontram uma vez por ano no mesmo local onde passaram a infância: um lugar chamado Perdigão, distrito de Rio Negro, região norte do Estado.
Neste sábado, dia 16/11 aconteceu o terceiro encontro Saudades do Perdigão. Veio gente de Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Camionetes, carros, motos, bicicletas, a pé. Não importa o meio de locomoção, mas sim o abraço apertado, a energia boa trocada e as histórias que cada um tem para contar. Os mais antigos eram lembrados com carinho e respeito, os professores, esteio da criançada no passado receberam homenagens e muito carinho por parte dos antigos alunos.
Professora Neves Herculano
Neves Herculano, que já foi professora da maioria dos antigos moradores, e diretora da escola local foi uma das organizadoras do evento deste ano. Ela não mediu esforços para que todos participassem e o encontro fosse um sucesso.
“Este encontro não pode acabar e tudo o que eu puder fazer para que ele continue, farei. É muito lindo esta troca de energia, o carinho que a gente recebe. Só fazendo parte mesmo pra saber como é mágico tudo isso”, afirma ela, emocionada. Durante o encontro ela juntou vários ex-alunos em fila e fez com que os mesmos marchassem, como era antigamente.
“Antes os professores eram respeitados. Coloquei vários alunos que desobedeciam de castigo, eles até choravam, mas me obedeciam. Era muito diferente”.
Dinâmica de Grupo — Alunos da Professora Neves — Foto Val Reis
O evento contou também com o Prefeito de Rio Negro, Buda, e o vereador Marquinhos, também filho de Perdigão. Eles se comprometeram a ajudar no que for possível para que o encontro entre no calendário de eventos do município. “O que eu puder fazer, farei para que o próximo encontro seja ainda melhor. Vocês estão de parabéns! Não deixem este evento morrer”, afirmou ele.
Dolírio, locutor oficial do evento e o prefeito de Rio Negro, Buda
Dolírio, o radialista Fabiano e o Vereador Marquinhos.
Foram tantos abraços, conversas e risadas. Era como se o tempo não tivesse passado, os integrantes do evento conversavam animadamente, relembrando a infância, as brincadeiras, os laços de amizade. Pessoas que já se foram também foram homenageadas com um minuto de silêncio.
Adilson foi o criador do grupo de Whatsap, viabilizando desta forma o encontro do Perdigão. Ele contou sobre sua infância no local, as brincadeiras, falou sobre os pais e professores. Para ele a amizade deste grupo não tem preço, tem valor.
Adilson e Dolírio
Adriete Cruz do Nascimento, poetisa, recitou um poema que falava de saudade… Ela relembra com carinho dos tempos de criança e diz que o encontro fez com que a saudade diminua um pouco.
Adriete recitando poesia de sua autoria
Val Reis, jornalista, falou sobre a continuidade do grupo. “Andando por estes campos na minha infância, eu me sentia a pessoa mais feliz do mundo. Fui embora com meus pais aos 14 anos, a saudade ficou. Hoje, participando deste encontro, recebendo tantos abraços e carinho dos amigos de infância, me sinto novamente aquela criança. É mágico. É nossa responsabilidade manter este evento vivo”.
Val Reis, Jornalista
O pastor Afonsil também morou durante muitos anos no Perdigão e foi um importante líder religioso, além de professor. Ele contou que um dia disse à sua esposa que viria embora para Perdigão, pois sentia que tinha uma missão neste lugar. E dessa forma aconteceu. Aqui ele passou grande parte da sua vida, sempre em função de trabalhar para as pessoas.
Pastor Afonsil
Nicolau Hiroto Koga é um dos organizadores do evento este ano. Ele, que já morou até no Japão, vive hoje em Perdigão e diz que a pequena cidade nunca mais será a mesma depois deste encontro.
Nicolau Hiroto Koga
As atividades do encontro contavam com um café da manhã, almoço e jantar. O churrasco, cuidadosamente preparado e servido foi bastante elogiado.
A escola hoje desativada serviu como alojamento para os que vieram de longe.
Escola José Jacinto de Souza, hoje desativada
No final do dia, houve o tradicional jogo de futebol dos rapazes, formando dois times: Mato Grosso x Mato Grosso do Sul. Pela terceira vez, o time do Mato Grosso do Sul venceu. Desta vez uma goleada de 7 x 1.
Neto, um dos grandes incentivadores do esporte em Perdigão, falou sobre a importância do futebol na região.
“Tivemos times campeões aqui em Perdigão por muitos anos. Íamos jogar por toda a vizinhança e os meninos eram bons, mesmo, trouxemos várias vitórias”, afirma ele.
Neto, ainda morador do Perdigão e um dos incentivadores do esporte local
Representante do time do Mato Grosso do Sul, Agnaldo com a taça de campeão
Representante do time do Mato Grosso com a taça de Segundo Lugar da professora Loadir
O time campeão, juntamente com a Professora Loadir e o Professor Juarez
O encontro chegou ao fim, mas já deixou muitas saudades. As mensagens no grupo de whatsapp mostram a importância deste evento para quem já foi ou ainda é morador do Perdigão.
“ Quero parabenizar todos que estarem em volvidos na organização , foi muito bom o nosso encontro” — Edivaldo Luiz de Oliveira
Obrigado aos meus amigos pelo carinho que me deram em Perdigão.E vamos fazer mais por nossa cidade. Foi maravilhoso. Obrigado, obrigado …e vamos que vamos para o quarto encontro em Perdigão: Dia 11/ 10/ 2020. — Dolírio Barbosa do Amaral
Obrigado a todos que trabalharam com muito amor e carinho para esse evento acontecesse!!! — Elizan
Gratidão a nossa amada e querida professora Neves, nossa matriarca, ao abençoado casal Nicolau e Nerilda. — Eva Regina
Deixo aqui minha eterna gratidão a todos que direta e indiretamente colaboraram para que nosso encontro acontecesse. É sempre bom estarmos juntos, reunidos em alegria e amizade fraterna. Obrigada a todos pelo carinho para comigo, minha família e o meu Nathanzinho. Somos felizes em fazer parte dessa festa e dessa nobre irmandade! Que o Senhor nós abençoe, abençoe nossa semana e nossos dias daqui para frente. Contemos uns com os outros, para que essa festa nunca termine. Um beijo a todos. Amo cada um de vocês de forma muito especial. Um grande beijo, forte abraço a cada um de vocês! — Adriete Cruz Nascimento
terça-feira, 19 de novembro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/