CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Em meio aos altos preços da carne, brasileiro recorre a consumo de ovos


A grande demanda da China na carne bovina em todo o Brasil tem deixado os preços salgados para o consumidor. O contra-filé, por exemplo, subiu 10,76% no Distrito Federal. Em um supermercado de Águas Claras, as placas chegam a indicar R$ 35,99 no quilo do corte.
Segundo o professor de Economia da Universidade de Brasília, Roberto Bocaccio Piscitelli, o aumento do preço da carne no Brasil é resultado de fatores internos e externos. “O Brasil é um grande produtor e exportador de carne e houve um aumento do consumo desse produto na China e nos Emirados Árabes, gerando uma maior demanda pela carne e consequente aumento das exportações”, explica. Além disso, a China foi atacada pela peste suína, que fez o país concentrar o consumo ainda mais na carne de boi”, completa Piscitelli.
Foto: Vanessa Lippelt/Jornal de Brasília
De acordo com ele, ainda deve-se levar em conta o incentivo à exportação no Brasil. “É preciso considerar ainda que, no Brasil, há uma preferência para exportar o produto e aproveitar a condição dos preços internacionais, principalmente com a alta recente do dólar”, explicou. “Não há mecanismos reguladores no Brasil para contingenciar a exportação”, completa.

Churrasco no fim de semana

Segundo ele, além das exportações, as festas e confraternizações de fim de ano que se aproximam também interferem no preço da carne. “É tradicional fazer o churrasquinho de fim de ano no Brasil e o mercado interno reflete isso”, explica.
Foto: Divulgação

Consumo de ovos

Com a alta, o brasileiro tem recorrido ao hábito de consumir mais ovos em substituição a carne. Fritos, cozidos, batidos (omelete)…são várias as alternativas para que a proteína tome o espaço do alimento bovino.
O fato de o preço do ovo ser mais baixo, se comparado a proteínas de carne e frango, também conta de forma positiva.
Foto: Reprodução
Ao final de 2019, cada um de nós vai ter comido, em média, 230 deles. O número deve fazer o Brasil alcançar, primeira vez, a média mundial de consumo.
sexta-feira, 29 de novembro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/