CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 29 de outubro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde recebe na próxima semana, pela primeira vez, a Oficina Faixas Pantaneiras


Em comemoração à semana de Valorização do Homem Pantaneiro, o Sebrae/MS, em parceria com a Comunidade Kolping, realiza em Rio Verde a primeira oficina de faixas pantaneiras. O evento acontece na sede da Comunidade Kolping Frei Tomás (R. Mario Antônio, 400).
A oficina é dividida em duas etapas que são realizadas em duas datas. A primeira, que envolve a elaboração e acabamento, acontece de 5 a 8 de novembro. Já a segunda, que foca no aperfeiçoamento da técnica, entre os dias 19 a 22 do mesmo mês. O horário é de 13h às 17h e das 18h às 22h.
Em 2003, a partir de pesquisa realizada pelo projeto Sapicuá Pantaneiro junto à comunidade do Pantanal, identificou-se a necessidade de implementar ações para disseminar a técnica tradicional de tecer uma típica faixa pantaneira, importante por sua dimensão simbólica, por sua eficácia no campo prático e pelas possibilidades de recriar e gerar renda para a população do entorno do Pantanal.
A capacitação reúne a comunidade e grandes profissionais, resultando em um empreendimento pedagógico e social registrado no livro “Artesanato do Pantanal – Manual das Oficinas do Projeto Sapicuá Pantaneiro”. Além disso, a oficina utiliza uma metodologia própria que visa fortalecer o vínculo cultural e gerar novas possibilidades de renda para a população.
“É importante ressaltar que a faixa é um artesanato de referência cultural, portanto para os participantes da oficina é uma oportunidade de reformular seu repertório de criação do artesanato, a faixa abre possibilidade de criar novos produtos, assim aumentando a renda e a economia local. A oficina vai além de uma oficina de artesanato, ela traz toda a riqueza cultural do pantanal e vem pra complementar as ações de valorização da cultura pantaneira”, destaca Cláudia Medeiros, consultora do Sebrae/MS e realizadora da capacitação.
Cultura pantaneira
A faixa pantaneira, além de ser um adorno que os vaqueiros exibem orgulhosos em volta da cintura, também sustenta a coluna durante as longas cavalgadas, por isso a trazem bem apertado na cintura. O modo de usar compõe a típica vestimenta de um peão pantaneiro e seu modo de fazer uma tradição passada de geração em geração.
A oficina conta com 12 vagas. Para mais informações ou inscrições ligue no 3292-1710 ou 9 9951-4894.
Serviço
Evento: Curso de Faixas Pantaneiras
Carga Horária: 60 horas, em duas etapas de 30 horas cada
Primeira etapa, de 05 a 08 de novembro
Segunda etapa, de 19 à 22 de novembro
Horário: das 13 às 17h e das 18h às 22h
Ediçãoms
terça-feira, 29 de outubro de 2019

MERCEARIA NOVA CANAÃ

http://www.rioverdems.com/

BARRACA DO PINHEIRO



http://picasion.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv

MERCEARIA TUNTUN

http://picasion.com/