CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 29 de outubro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde-MS: Antes do Rádio, serviço de Alto falante, era tradição para informar a comunidade

O Alto-Falante, estava localizado no bairro Nova Rio Verde.

Tempos atrás em Rio Verde, não existia essa modernidade com recursos comunicacionais como a Internet, televisão, rádio, jornais e panfletos informativos.  Mas o serviço de alto-falante existia e resistiu muito tempo, sendo uma tradição fundamentada na oralidade e nos valores culturais de Rio Verde de MT-MS.
Informações de pessoas da comunidade, dão conta que, Grimaldo Pereira de Oliveira, mas conhecido popularmente como “G Oliveira, anunciava e divulgava noticiário necrológico, de festas religiosas, de utilidade pública, extravio de documentos e propaganda comercial.
A voz pausada, com uma ótima dicção, informava quem morreu, parabenizava os aniversariantes, fazia convites para eventos, tocava música e era inconfundível, deixando toda comunidade ligada e informada dos assuntos em Rio Verde.
O estúdio ficava no fundo da casa de Gê Oliveira, que se localizava na Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Nova Rio Verde, precisamente onde hoje está localizado o Deposito Paraíba. Ele era locutor e trabalhava com o serviço de som, tinha um aparelho amplificador delta e quatro alto falantes tipo corneta, pendurado num poste.
Algumas pessoas mais antigas gostavam do meio de comunicação, mas como gosto não se discute, houve também aqueles que não gostava de muito barulho. Já teve reclamação de perturbação de sossego, mas a tradição superou eventuais problemas e por muito tempo muita gente precisou do serviço de alto falante.
O Serviço alto-falante funcionava esporadicamente e o locutor lia, os anúncios, eventos ou nota de falecimento quando necessário.
G Oliveira virou, nasceu na cidade de catolé do Rocha, no estado da Paraíba, e veio pra Rio Verde, onde se tornou um "patrimônio histórico", pois foi vereador, presidente da Câmara Municipal e por fim foi eleito Prefeito de Rio Verde, governando o município de 93 ate 96.
Porém, quando chegou o rádio a coisa evoluiu e o serviço de alto falante teve que ter fim. As ondas do Rádio alcançou longas distâncias, ampliou seu público, lançou gerações de artistas, ganhou qualidade de som estéreo com a freqüência modulada, tornou-se digital, cruzou o planeta tendo como suporte a internet.
Alto Falante
O alto-falante foi utilizado pela primeira vez no Rio de Janeiro durante um evento comemorativo do centenário da Independência da República em 7 de setembro de 1922, o que impressionou os participantes da festa. A partir de então se popularizou no restante do País, principalmente nas cidades de interior. Com o advento do rádio, a sua influência foi sendo reduzida, mas persistiu em pequenas comunidades, sempre voltado para a prestação de serviço.


terça-feira, 29 de outubro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/