CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 13 de outubro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Japão usa forças armadas para combater inundações causadas por tufão


O Japão enviou dezenas de milhares de soldados e equipes de resgate no domingo para resgatar moradores isolados e combater as inundações causadas por um dos piores tufões que atingiram o país na história recente.
Pelo menos 30 pessoas foram mortas na passagem do tufão Hagibis, que deixou várias cidades debaixo d’água, disse a emissora pública NHK. Outras 15 pessoas desapareceram. A tempestade ainda paralisou Tóquio no sábado e despejou níveis recordes de chuva no Japão. Cerca de 100.000 casas ficaram sem energia.

Os esforços de resgate foram prejudicados depois que mais de vinte rios no centro e nordeste do Japão estouraram suas margens e dezenas de outras transbordaram. Centros de evacuação ficaram lotados de moradores, enquanto algumas pessoas morreram procurando abrigo. A cidade de Nagano foi uma das mais afetadas. Ali, o rio Chikuma transbordou. Moradores tiveram que ser resgatados de suas casas por helicópteros.Kiyokazu Shimokawa, 71, falando em um centro de evacuação, disse que esperou a noite toda com sua esposa e mãe até que eles finalmente fossem resgatados por volta das 15h de domingo (hora local, 3h em Brasília). “Cometi o erro de imaginar que, enquanto estivéssemos no segundo andar da casa, ficaríamos bem”, disse ele à Reuters. “Quando percebemos que talvez devêssemos evacuar, já era tarde demais – a água subiu muito rapidamente”.Rie Hasegawa, uma mulher de 30 anos, disse que nunca imaginou que sua cidade sem litoral seria inundada. “A força da água era incrível. Estava escuro, assustador e pensei que poderia ser o fim”, disse ela.
 Bombeiros resgatam moradores de Kawagoe, Saitama, após passagem do tufão Hagibis no Japão
Bombeiros resgatam moradores de Kawagoe, Saitama, após passagem do tufão Hagibis no Japão (//AFP)
O tufão Hagibis, que significa “velocidade” no tagal das Filipinas, atingiu a principal ilha japonesa de Honshu no sábado à noite e seguiu para o mar no domingo.
A tempestade afundou um cargueiro panamenho ancorado perto de Tóquio. O navio afundado foi localizado no domingo. Um jornal informou que pelo menos cinco dos 12 tripulantes estavam mortos e três estavam desaparecidos.
O primeiro-ministro Shinzo Abe fez uma reunião ministerial de emergência e enviou o ministro encarregado da gestão de desastres às áreas afetadas. O governo também criou uma força-tarefa para lidar com os danos.“O governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para cooperar com agências e operadores relevantes que trabalham para restaurar os serviços o mais rápido possível”, afirmou o primeiro-ministro.
As restrições de aterrissagem nos aeroportos de Narita e Haneda, em Tóquio, foram suspensas, mas mais de 800 voos foram cancelados durante o dia. Alguns serviços de trem-bala de Shinkansen para as áreas mais atingidas também foram interrompidos.
domingo, 13 de outubro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/