CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 17 de setembro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Rio Verde: Açaí, tereré e balneário são estratégias para driblar calor de até 43°C


Driblar o calor de mais de 40°C em plena segunda-feira de trabalho, não foi fácil principalmente para quem vive na região norte de Mato Grosso do Sul. Muito tereré para hidratar, açaí para aliviar e mergulho nos balneários são algumas das alternativas utilizadas pela população para amenizar a sensação de calor nos municípios responsáveis por registrar as máximas previstas para hoje no Estado.Na cidade de Rio Verde, distante 208 quilômetros de Campo Grande, o termômetro localizado na Praça das Américas, chegou a registrar os 43°C previstos pelo Cemtec-MS (Centro do Monitoramento do Clima e Tempo de Mato Grosso do Sul), para esta segunda-feira, conforme relato dos moradores. A expetativa é de que a sensação térmica poderia chegar a 49°C nesta região.
Devido às altas temperaturas, o açaí está sendo consumido aos litros pela população de Rio Verde. É o que conta o responsável por uma sorveteria da cidade. A família está no ramo antes mesmo de ele nascer. Caurrone Ribeiro Gomes, 28 anos, não lembra de setembro tão quente como este. “Teria que perguntar para o meu pai que está há mais tempo nisso. Mas eu, pelo menos, não lembro de tanto calor assim”, relata.
Conforme ele, os termômetros registraram temperatura superior à máxima prevista pelo Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) para hoje, que era de 42°C. A mínima era de 26°C. Para esta terça-feira, a temperatura deve variar entre 42°C e 22°C.
Quem enfrenta fornalha para assar pão com estas temperaturas merece no mínimo ter um tereré gelado do lado. Elivaldo Martins Macedo, 37 anos, autorizou a bebida nas dependências da padaria que administra no município de Costa Rica, distante 310 quilômetros da Capital. “Eu oriento para tomar bastante líquido na área da produção“, destaca. Os funcionários agradecem.
Enquanto do lado de fora do estabelecimento a temperatura era de 37°C na tarde de hoje, na cozinha da padaria o termômetros do celular marcava 47°C, apesar do climatizador. Imagine a sensação térmica? “A gente procura muito os balneários e o clube para se refrescar. Mas em dia que tem que trabalhar fica difícil”, explica o empresário. O jeito é se contentar com muita água e uma sombrinha quando dá.
A máxima prevista pelo Inmet para a cidade era de 38°C hoje. Para amanhã, a temperatura pode chegar a 40°C. Máxima de 42°C está prevista para esta terça-feira para os municípios de Sonora, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Alcinópolis.
No Estado, as temperaturas devem variar entre 42°C e 28°C nesta terça-feira. Na Capital, os termômetros devem registrar máxima 39°C e 24°C.
terça-feira, 17 de setembro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/