CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Prefeitos da Região Norte alertam Governo Bolsonaro sobre devastação do Pantanal e cobram ações.


O assoreamento do Taquari levou à formação dos arrombados, que são pontos de rompimento da margem do rio, causando o espraiamento da água nas planícies adjacentes.
Fonte: Cesar Rodrigues

Os prefeitos de Rio Verde (Mário Kruger) / o de Coxim (Aloízio São José) / e o governador Reinaldo Azambuja encabeçaram a lista de lideranças políticas da Região Norte e do MS que encaminharam  expediente  ao Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles com embasamento técnico sobre os problemas causados pelo assoreamento dos rios da bacia hidrográfica do Rio Taquari  e a relevância ambiental do Pantanal para Estado e o País como “Patrimônio Nacional” pela Constituição Federal e segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.  
O documento foi assinado por 11 prefeito que participam do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) que tem como presidente Mário Kruger. Sua bacia hidrográfica ocupa áreas dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, estando a maior parte em MS.  
Na década de 70, iniciou-se a expansão da agricultura na bacia superior do Rio Taquari, com o plantio de culturas de sequeiro como arroz e milho para formação de pastagens, enquanto que atividades de pecuária extensiva, bem como atividades de subsistência continuaram a ser praticadas na região do baixo Taquari, da mesma maneira que foram praticadas por décadas.
Essa bacia é caracterizada por uma rede de drenagem com alto poder de erosão e transporte de sedimentos. A remoção da vegetação nativa para uso agropecuário, sem a adoção de manejo e práticas conservacionistas de solo, fez com que os processos erosivos na bacia do Rio Taquari se intensificassem nas últimas décadas. 
O assoreamento do Taquari levou à formação dos arrombados, que são pontos de rompimento da margem do rio, causando o espraiamento da água nas planícies adjacentes. Ao extravasar para a planície, as águas perdem energia e depositam o sedimento em suspensão, formando os avulsões. A íntegra da ata pode ser obtida junto ao Cointa. 
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/