CIDADES
INTERNACIONAL
segunda-feira, 8 de outubro de 2018
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

As chamadas fake news confundiram eleitores em Rio Verde e todo o Estado


Encaminhar ou receber mensagens em aplicativos de bate-papo ganhou atenção especial no dia das eleições, no País. A divulgação de notícias falsas, popularmente conhecidas pelo termo em inglês fake news, voltou a confundir eleitores. Em Rio Verde, assim como em todo estado de Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) precisou emitir comunicado desmentindo informações erradas.
Lançado em grupos do WhatsApp durante o domingo, um recado dizia que urnas eletrônicas não estavam processando votos para presidente. A reclamação afirmava que a foto do candidato escolhido não aparecia na tela.
Esclarecimento do TRE-MS, divulgado na tarde de ontem, desmentiu a notícia. O órgão revelou que “a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla ‘confirma’, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica”.
No Estado, são utilizados seis modelos de urnas eletrônicas, segundo o TRE-MS. A nota do tribunal falou em “combater as notícias falsas” e “reforçar a confiabilidade no sistema das urnas”.
As notícias falsas também foram alvo de declaração do presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche. 
“Vi muitas fake news que botaram pra frente e nós questionamos com um post que dizia ‘é fake news, não espalhe”.
O advogado ainda reforçou que é preciso lutar para criminalizar a divulgação das notícias falsas. “Estamos nesta luta, porque elas [as fake news], na verdade, são um absurdo. As pessoas que estão ali, se apresentando, muitas vezes são vítimas de muitas notícias falsas e isso tem sido disseminado a torto e a direito. Isso não é bom para o regime democrático”. 
* Colaboram Daniella Arruda e Cristina Medeiros
segunda-feira, 8 de outubro de 2018

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/