CIDADES
INTERNACIONAL
domingo, 6 de maio de 2018
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Hemodiálise implantada em Coxim encurta distâncias e garante tratamento a 122 vidas


Em dois anos, mais de uma centena de pacientes que vivem na região Norte de Mato Grosso do Sul recuperou o convívio com a família e uma rotina menos desgastante graças à implantação pelo Governo do Estado do serviço de hemodiálise em Coxim.
“Antes de oferecermos esse serviço, pacientes dos municípios mais distantes se hospedavam na Capital e ficavam durante toda a semana, abstendo-se do convívio familiar em razão do tratamento de saúde”, relembra Joelma Schumacher, diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, que administra o Hospital Regional de Coxim (HRC) Dr. Álvaro Fontoura Silva.
“Hoje, as pessoas com doença renal crônica do Norte de MS têm a oportunidade de realizar seu tratamento dialítico em Coxim, retornando ao conforto de seus lares e ao convívio familiar após cada sessão, visto que a maior distância que necessitam percorrer é de pouco mais de 100 km, no caso de Sonora e Alcinópolis”, detalha ela, sobre a importância do serviço na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
A transformação na rotina foi possível devido ao investimento de R$ 1,5 milhão feito pela gestão estadual em 2016, usado para equipar a unidade com 18 máquinas novas. Onze delas ficam disponíveis para o atendimento e sete como reserva para o caso de falha durante o procedimento.
Na época da implantação, em abril de 2016, haviam 43 pacientes em atendimento. Desde então, 122 pessoas já receberam o tratamento, sendo 91 permanentes e 31 de trânsito. Atualmente, 54 recebem cuidados semanais na unidade, divididos nos turnos matutino e vespertino. O trabalho abrange os municípios da microrregião de Coxim, como Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.
Apoio à vida
Extremamente sensíveis, os pacientes renais crônicos precisam da hemodiálise para se manterem vivos. O tratamento é de alta complexidade e consiste na filtragem do sangue do corpo, que durante quatro horas passa por uma máquina que elimina o excesso de sal e água. A rotina é desgastante, principalmente quando o paciente tem que percorrer milhares de quilômetros em busca de atendimento.
Sensibilizado com a situação dos pacientes da região Norte do Estado, o governador Reinaldo Azambuja assegurou a implantação em Coxim. “Contra a vontade de muitos, inclusive do Ministério da Saúde, que não queria que a gente implantasse porque diz que a gente só pode em região que ultrapasse o montante de 500 mil moradores, implantamos a hemodiálise em Coxim, que hoje atende toda a região Norte”, afirmou.
O serviço atendeu Washington Jeferson Castro, que tinha de viajar de ônibus três vezes por semana para se tratar em Campo Grande. Hoje transplantado, ele fez questão de entregar uma placa de agradecimento ao governador. A homenagem foi feita em janeiro deste ano, em uma agenda de Governo no município de Rio Verde.
Ediçãoms
domingo, 6 de maio de 2018

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/