->
CIDADES
INTERNACIONAL
sexta-feira, 25 de maio de 2018
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Art Rupestre no município de Rio Verde de Mato Grosso

No Mato Grosso do Sul, esses desenhos podem chegar a ter mais de 10 mil anos


Arte Rupestre é o termo genérico empregado para identificar desenhos feitos em paredes de cavernas e abrigos por habitantes da pré-história. São dois tipos de arte rupestre: gravuras rupestres (petroglifos) e pinturas rupestres (pictoglifos). No Mato Grosso do Sul, esses desenhos podem chegar a ter mais de 10 mil anos e, sendo assim não possuem qualquer relação com populações indígenas atuais. Com milhares de anos, estes desenhos chegaram a contemporaneidade como um importante registro da vida desses povos da pré-história.

Dia (17) de junho de 2013, foi realizada visita a 02 propriedades para análise se de fato os desenhos encontrados na rochas são arte rupestre segundo o arqueólogo Mestre da UFGD (Universidade da Faculdade da Grande Dourados) Rodrigo Luiz Simas de Aguiar e sua equipe técnica ficou comprovado que de fato é arte rupestre, em virtude do sigilo de pesquisa não iremos nesse momento citar as propriedades mas o fato que no nosso município existe 02 sítios de arte rupestre e na segunda visita onde iremos diagnosticar mais 03 possíveis propriedades. 

O surpreendente e pouco conhecido
patrimônio pré-histórico de Mato Grosso do Sul
O vasto território sul-mato-grossense abriga um patrimônio arqueológico ainda pouco conhecido no cenário nacional.
Populações de caçadores e coletores que circulavam pelas regiões de transição entre as terras altas das serras e a planície pantaneira registraram sua passagem em pinturas e gravuras nas paredes de abrigos e cavernas. Os diferentes estilos usados por esses grupos em sua arte contam de modo perene o universo do homem pré-histórico. Hoje, os arqueólogos estudam essas manifestações gráficas para elucidar questões fundamentais a respeito do modo de vida desses primeiros habitantes das terras do Centro-Oeste Foi firmada parceria entre a prefeitura municipal de Rio Verde através da Assessoria Especial de Cultura, o acompanhamento e auxilio nas pesquisas que iram ser desenvolvidas.
sexta-feira, 25 de maio de 2018

LOJA QUEIMA TOTAL


http://picasion.com/

MERCEARIA NOVA CANAÃ

http://www.rioverdems.com/

RioverdeRV

twitter @rioverderv

LOJA TÔ NA MODA

http://picasion.com/

BARRACA DO PINHEIRO



http://picasion.com/

MERCEARIA TUNTUN

http://picasion.com/