CIDADES
INTERNACIONAL
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Nova etapa do PMSB discute diagnóstico dos serviços de saneamento básico em Rio Verde-MS

Fotos: Mateus Alfredo

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso-MS, por intermédio da Assessoria Especial de Turismo e Meio Ambiente e a empresa Nova Engenharia, promovem mais uma Audiência Pública para apresentação do Diagnóstico Técnico Participativo referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Segundo o Técnico Diego Lanza da Nova Engenharia, a apresentação do diagnóstico marca o início de uma nova etapa: o prognóstico e a busca de alternativas para universalização dos serviços relacionados ao saneamento básico. Na ocasião, foi apresentado o estudo feito na primeira fase do PMSB sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Plano Municipal de Saneamento Básico

O Diagnóstico Técnico Participativo é a base orientadora do Plano Municipal de Saneamento Básico onde contém toda a informação sobre os componentes de saneamento básico apresentando as condições dos serviços indicadores socioeconômicos e ambientais além de informações correlatas do setor, que está sendo elaborado em atendimento às exigências do Governo Federal, e servirá para orientar os investimentos e as ações nos quatro eixos do saneamento que são:
Abastecimento de água
Esgotamento Sanitário
Drenagem Urbana
Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos.

A lei prevê ainda que todos os municípios brasileiros devem implantar o PMSB, condição exigida para continuar recebendo recursos do Governo Federal que serão aplicados nas obras de saneamento. A elaboração do plano está sendo custeada com recursos financeiros do Cointa-Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari e a Sanesul. Esta é a primeira vez que o município executa um documento dessa natureza.

Para a Assessora Especial de Turismo e Meio Ambiente, Vanusa Lopes da Silveira, a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico é muito importante para o município já que prevê um conjunto de ações que trará desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

“Acredito que com isso o município a partir de 2019 estará absolutamente adequado dentro do que a Lei determina para o saneamento básico e com isso estaremos enquanto gestores, melhorando a infraestrutura do município que hoje utiliza apenas ¼ da rede disponível”, esclarece Vanusa Silveira.

O evento aconteceu no auditório da prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso-MS, a partir das 19h00. O encontro contou com as presenças da Assessora Especial de Turismo e Meio Ambiente, Vanusa Lopes da Silveira, Assessora Especial de Cultura, Iria Maciak, da Secretária Municipal de Educação Ana Andrade da Conceição, Coordenadora da Defesa Civil, Zudeli Santana, Coordenadora Municipal do PROCON, Paula Caroline Gomes, Diretora da Escola Municipal Crescencio de Abreu,  Maria Aparecida, Chefe de Gabinete, Silvana Linhares, vereadores Vitor Hugo Wormsbeker e Gerson Miranda, representantes da sociedade civil e populares. 
OGabrielense
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/