CIDADES
INTERNACIONAL
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
RIOVERDEMS | Por PORTAL RIOVERDE NOTICIAS

Em pleno janeiro, Pantanal já está ameaçado com possível supercheia


Pecuaristas da região do Pantanal devem se preparar para uma supercheia este ano. Com  as chuvas acima da média, o nível do Rio Paraguai já está alto em alguns trechos, como na estação São Francisco, em Corumbá, onde o nível está em 596 centímetros. Ano passado, no mesmo período, a régua media 479 centímetros.
A previsão é de que o volume de água ultrapasse a cota de permanência (média máxima) nos próximos quatro meses, que é quando o Sul recebe águas do Norte (Mato Grosso) - onde já existem áreas alagadas. Com isso, o rio deve atingir 500 centímetros.
Em Cáceres, no Mato Grosso, proprietários da fazenda São João precisaram remanejar rebanho de mais de 15 mil animais depois que a cota do rio subiu 20 centímetros em três dias e invadiu a área no último fim de semana.  A propriedade fica próxima à Bahia de Uberaba e pertence à família do produtor rural Chico Dias. 
“Está chovendo como nunca por lá, por isso foi preciso retirar o gado às pressas, o nível do rio sobe muito rápido. Não deve demorar para chegar a Mato Grosso do Sul, então fica o alerta para o produtor começar a se movimentar com relação a isso”, aconselha Dias.
A preocupação do produtor rural é compartilhada pelo pesquisador Carlos Padovani,  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal. Segundo ele, ainda nesta semana, a Embrapa deve emitir um alerta aos produtores, para que retirem o gado de áreas típicas de inundações.  
“Por hora, não é possível afirmar quais níveis serão alcançados, pois depende do quanto  ainda vai chover, mas existe uma  grande preocupação com relação à cheia, considerando o acumulado de chuva dos últimos 30 dias e da primeira quinzena de janeiro”, sustenta, ressaltando que há ainda a “previsão chuvosa para o final deste mês,  e a tendência é de que o nível do rio ultrapasse 5 metros”, explica.
De acordo com Padovani, apesar do alerta principal ser para áreas localizadas em regiões baixas, o sobreaviso também é válido para locais que não costumam ser afetados pela cheia.
 Correio do Estado.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

OK NET

https://www.facebook.com/oknet.rv

OK NET RIO VERDE

http://oknetms.com.br/

SUPERMERCADO BOM PREÇO

https://picasion.com/

RESTAURANTE IZABEL

http://picasion.com/